Diretoria Plena da Contee aprova campanhas de sindicalização e valorização dos trabalhadores

20130809_175617_1Em sua terceira reunião deliberativa da atual gestão da Contee, a Diretoria Plena da Confederação aprovou hoje (9) a realização e as propostas apresentadas para as campanhas nacionais de incentivo à sindicalização e de valorização dos trabalhadores em educação, com foco no combate à terceirização nas escolas, no caso dos técnicos administrativos, e na remuneração e regulamentação da atividade extraclasse e no direito ao descanso, no caso dos professores.

Em relação à terceirização, o entendimento da diretoria é de que o projeto pedagógico necessita de ligação direta e forte com os trabalhadores das instituições. Os estudantes e seus pais e responsáveis precisam conhecer quem trabalha na escola e, nesse sentido, a rotatividade representa a exclusão da possibilidade 4A8A9355de integração, o que acarreta inúmeros prejuízos educacionais. Quanto à atividade extraclasse e o direito ao descanso, trata-se de um enfrentamento a uma realidade cada vez mais prejudicial aos docentes, que se veem invadidos em sua vida privada pelo volume de trabalho crescente imposto pelo patronato, seja em função das novas tecnologias, seja em face da lógica perversa da busca de lucros pelos patrões.

As peças foram apresentadas pelo publicitário Fernando Waschburger. As campanhas terão seu ápice em outubro e os resultados serão avaliados no XVI Conselho Sindical (Consind) da Contee, marcado para os dias 25, 26 e 27, que terá como tema “Valorização profissional dos(as) trabalhadores(as) em educação: contra a terceirização e pelo direito ao descanso”. O Consind também foi tema dos debates desta sexta-feira, com a aprovação do 20130809_114709-1estatuto do Conselho pelos diretores presentes.

A reunião da Diretoria Plena começou às 14h, antecedida por reunião da Diretoria Executiva, que aconteceu durante a manhã. Neste sábado (10), o encontro prossegue com debates sobre as conjunturas nacional e educacional.

Da redação

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  30  =  37

Botão Voltar ao topo