Dirigentes encontram ministro do Ensino Superior de Cuba

Ministro José Ramón Saborido Loidi proferiu conferência “Do Manifesto de Córdoba aos dias de hoje, em defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade”

A colonização cultural e seu impacto no contexto cubano foi um dos principais temas de debate na quarta-feira (1º), terceiro dia do Congresso Internacional de Pedagogia 2023, que está sendo realizado em Havana, Cuba, e termina nesta sexta (3). O evento congrega representantes de mais de 50 nações, entre os quais a diretora da Plena da Contee e presidenta do Sinpro Campinas e Região, Conceição Fornasari; a coordenadora da Secretaria de Defesa das Diversidades, Direitos Humanos e Respeito às Etnias e Combate ao Racismo da Contee, Margot Andras; e o coordenador-geral da Confederação, Gilson Reis.

Os dirigentes participaram da conferência “Do Manifesto de Córdoba aos dias de hoje, em defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade”, proferida pelo ministro do Ensino Superior de Cuba, José Ramón Saborido Loidi.

Entre outros tópicos, Loidi abordou o papel da ciência, da inovação e do meio ambiente como fundamentos da formação cubana, assim como o da escola como epicentro da ação e do desenvolvimento territorial.

Divulgação

O ministro falou ainda sobre a formação de profissionais nos cursos de graduação e pós-graduação e disse que ela constitui um desafio imediato porque beneficia a inserção no panorama social e produtivo. Segundo a presidente do Sinpro Campinas, Conceição Fornasari, o ministro José Ramon destacou também o papel da educação universitária cubana “na construção de uma sociedade próspera, socialista, desenvolvida e sustentável”.

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, denunciou no evento a destruição da educação superior pública praticada pelo governo Bolsonaro, da tentativa de privatização das universidades federais ao desmonte da ciência e da ecnologia, passando pela retirada de grande parte do orçamento.

O Congresso Internacional de Pedagogia é realizado desde 1986 e atualmente está em sua 18ª edição.

Com informações do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo