Discussão sobre ensino médio e profissionalizante encerra Encontro de Educação Básica

O Encontro de Educação Básica da Contee discutiu hoje (27) os parâmetros de qualidade da educação infantil, as novas diretrizes curriculares do ensino médio e os reflexos no processo de contratação de profissionais e políticas públicas para essa etapa. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi destaque no debate, bem como o projeto de lei de reforma do ensino médio que está sendo debatido no Congresso.

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Após uma detalhada pesquisa apresentada pela coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin dos Santos sobre, entre outros pontos, o perfil dos docentes do setor privado, a palestrante Cristina Kavalkievicz, diretora da Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação do estado da Bahia, apresentou as políticas públicas adotadas em seu estado com base numa perspectiva sistêmica da educação. Nesse sentido, ela destacou a educação profissional como parte da estratégia de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental do país e do estado; como direito e política pública; e como política de trabalho, de educação e de desenvolvimento, fortemente vinculada à política de territórios de identidade.

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Criticando o papel dado ao Sistema S na oferta do ensino profissionalizante, Cristina considerou que “o Sistema S tem espaço demais, opina demais e se beneficia demais dos recursos públicos” e que “esse enfrentamento dentro do MEC não é fácil”. Em sua fala, ela também apontou o tripé Ciência (base científica), Tecnologia (métodos, técnicas e ferramentas – inclusive de gestão) e Sociedade (base ética, consciência) como elementos estruturantes do currículo, ressaltando ainda a necessidade do Sistema Nacional de Educação para a articulação entre educação básica e educação profissional.

Por sua vez, o segundo palestrante, José Fernandes de Lima, representante do Conselho Nacional de Educação (CNE), desconstruiu uma série de questões que o senso comum aponta como problemas do ensino médio, da estrutura curricular à carga horária. Depois do debate mediado pelos diretores da Contee Robson Terra e Ulrich Beathalter, integrantes da Secretaria de Assuntos Educacionais da Confederação, foram sistematizadas as diretrizes apontadas na Carta do Encontro, que reafirma a luta da Contee e de suas entidades filiadas. A plenária também aprovou notas e moções pedindo a derrubada do veto presidencial à mudança no artigo 32 da Lei 8.213 (a alteração, votada no escopo da Medida Provisória 664, propunha a modificação das regras para cálculo dos benefícios previdenciários quando o trabalhador tem mais de um emprego e contribui para o INSS nos dois salários); repudiando os projetos de lei aos quais a Contee se refere como PLs da Mordaça, os quais criminalizam professores; e defendendo o respeito às diversidades nos planos municipais e estaduais.

Apresentações usadas nas palestras:

Adércia Hostin
Cristina Kavalkievicz
José Fernandes de Lima

Leia Moção de Apoio ao mandato do Vereador Gilson Reis e sua iniciativa de chamar uma audiência pública para discutir a questão da diversidade social no Plano Municipal de Educação de Belo Horizonte

Leia abaixo a Carta do Encontro de Educação Básica:

Carta do Encontro de Educação Básica da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino

Um ano após a sanção do Plano Nacional de Educação, que vigorará no Brasil até 2024, o Encontro de Educação Básica promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee nos dias 26 e 27 de junho de 2015, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, contribuiu para chamar a atenção para as duas pontas que se constituem como etapas fundamentais do desenvolvimento e da formação de cidadãos conscientes: a educação infantil e o ensino médio.

Enfrentamos, ao longo dos últimos anos, um nefasto processo de mercantilização e financeirização do ensino superior no país, realidade intensamente discutida e combatida pela Contee, inclusive através da campanha “Educação não é mercadoria”, de repercussão nacional. O fato é que o fenômeno cada vez mais estende seus tentáculos sobre a educação básica, em diferentes formas de privatização, seja, na educação infantil, através da multiplicação de creches conveniadas ao poder público nos municípios, seja por meio de programas como o Pronatec, que entrega nas mãos da iniciativa privada, representada, sobretudo, pelo Sistema S, a responsabilidade sobre o ensino médio profissionalizante no Brasil.

Tal questão será aprofundada no seminário internacional que será promovido pela Contee em setembro, em parceria com a Internacional da Educação. Antes, porém, as produtivas discussões deste Encontro de Educação Básica nos apontam diretrizes a serem seguidas pela Confederação e suas entidades filiadas tanto na luta trabalhista e sindical quanto na educacional em relação a essas duas etapas de ensino.

Em primeiro lugar, o encontro reitera a necessidade de o Plano Nacional de Educação ser, de fato, colocado em prática. Como denunciado pelos participantes, alguns prefeitos e governadores têm adotado medidas para enfraquecer os fóruns de educação e desrespeitado as deliberações das conferências municipais e estaduais, enviando às respectivas câmaras de vereadores e assembleias legislativas projetos que contrariam, inclusive, o próprio PNE, não estabelecendo metas para a educação infantil, o que inviabiliza políticas nesse setor. Frente a esse cenário, é crucial o fortalecimento do Fórum Nacional de Educação, que deve agir junto aos fóruns estaduais e municipais, para que todos cumpram o papel de pensar, debater e dar continuidade ao trabalho em prol da efetivação de políticas públicas para a educação.

Tal fortalecimento dos fóruns, aliás, também é importante como enfrentamento aos retrocessos sobre os quais a Contee e os participantes do encontro, representantes das entidades filiadas, manifestaram sua preocupação, entre os quais as expressões de intolerância e proselitismo religioso que evidenciam a resistência dos setores conservadores a uma educação que promova a igualdade de gênero, raça e orientação sexual. Outro retrocesso que precisa ser combatido não apenas no espectro nacional, mas no âmbito dos estados e municípios, são o conjunto de projetos de lei apresentados pelo movimento intitulado “Escola sem partido”, aos quais nos referimos como PLs da Mordaça e que tentam até mesmo criminalizar professores. Nossa defesa não é a catequese partidária e não somos favoráveis à doutrinação, como aconteceu com o nazismo, o fascismo ou como continua a ser praticado por tendências religiosas. No entanto, manifestações de interpretações teóricas e políticas diferentes e até opostas sobre fatos e conjunturas históricas e políticas são próprias da ação pedagógica.

A Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee apresentou, durante o encontro, dados relevantes sobre as questões da educação infantil e do ensino médio e o perfil dos docentes no setor privado, os quais certamente auxiliarão nas ações a serem pensadas e desenvolvidas pela Confederação e suas entidades filiadas. Em relação à educação infantil, uma das batalhas mais urgentes, confirmada pelo encontro, é em defesa da valorização dos trabalhadores que atuam nessa fase do processo educacional, respeitando suas especificidades, mas também assegurando isonomia salarial com as demais etapas da educação básica. Nesse sentido, a Contee já lançou a campanha nacional “Professor é professor”. No entanto, é imprescindível que, mais do que peça publicitária, a campanha seja um motivador de ações concretas das entidades sindicais a fim de garantir a equiparação salarial, rompendo a barreira existente nas próprias convenções e acordos coletivos. Para isso, os sindicatos filiados à Confederação precisam assumir seu papel protagonista na defesa dessa agenda.

Outra frente de ações necessárias nessa área deve ser o combate ao assédio moral praticado hoje através do controle das atividades docentes, em especial das professoras e professores que atuam na educação infantil. Isso se agrava pelo fato de a maioria das escolas privadas não ter personalidade pedagógica, constituindo-se como instituições que visam apenas o lucro.

Sobre o projeto de reforma do ensino médio, o encontro expôs a preocupação da Contee a respeito de algumas das propostas e questões curriculares que tramitam no Congresso Nacional e que têm sido discutidas também no âmbito tanto do Ministério da Educação quanto da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A Confederação continuará sua atuação junto a cada um desses órgãos, a fim de manifestar suas posições e garantir a efetivação de políticas que, mais do que alterações curriculares, promovam um real entendimento da importância do ensino médio – e isso inclui o ensino técnico e profissionalizante, cuja situação preocupante foi destacada em função do Pronatec e dos desafios postos pela expansão da interferência do setor empresarial – não como mero rito de passagem para o ensino superior, mas como etapa fundamental da formação, alinhada com um projeto de desenvolvimento nacional sustentável, com justiça social.

Balneário Camboriú, 27 de junho de 2015.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee 

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