Dissertação que analisa discurso de Bolsonaro sofre censura

O Sindicato dos Professores de Itajaí e Região encaminhou à Contee uma nota de repúdio contra ato de censura praticado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que determinou o corte de parte do título de uma dissertação de mestrado sobre as falas do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. A Contee reproduz a nota abaixo e reitera, juntamente com o Sinpro Itajaí e Região, sua defesa do ensino e da pesquisa acadêmica como espaços democráticos de reflexão e construção de pensamento crítico.

Leia a nota do Sinpro Itajaí e Região:

O Sindicato dos Professores de Itajaí e Região manifesta seu repúdio à coordenação do programa de mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), bem como à procuradoria jurídica da instituição de ensino superior, pela censura à dissertação da mestranda Neusa Maria Vasel.

O título original do trabalho de Neusa, que se propõe a fazer uma análise de discurso sobre as falas do atual presidente da República, era “Bolsonaro no divã: A erótica do poder, o desejo e a metástase do gozo nos entremeios das políticas públicas no Brasil”. A Univali, contudo, cortou a primeira parte do título — sugerido à pesquisadora pela banca de qualificação —, alegando possíveis implicações jurídicas.

O Sinpro Itajaí e Região considera que o veto é um ato de censura e de ataque à liberdade de cátedra e à liberdade de expressão, princípios assegurados na Constituição. O fato de a Univali valer-se de tal instrumento é grave não apenas por se dar no interior de uma instituição de ensino e de pesquisa, mas porque reflete o aumento da perseguição política, da judicialização e da cultura do medo no atual estado de exceção em que vivemos. O Sindicato expressa sua indignação com a medida e seu apoio à mestranda, bem como a todos os pesquisadores que lutam por fazer da universidade um espaço de pensamento plural e crítico.

Sindicato dos Professores de Itajaí e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo