E vem lá de Santa Catarina: Fetraesc realiza II º Congresso Estadual

No dia 16 de Agosto aconteceu na cidade de Itajaí, o Segundo Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado e Fundações Públicas de Direito Privado e/ou Comunitário de Santa Catarina – Fetraesc. O encontro serviu para traçar os rumos da Federação e discutir encaminhamentos para a campanha salarial que começa este ano e se encerra no processo de negociação coletiva do ano que vem.

A Federação foi criada no ano de 2009 por um grupo de seis sindicatos, que decidiram romper com a antiga federação, Fetesc, devido às práticas pouco democráticas e de distanciamento crescente da categoria. Porém, o pedido de registro da nova federação, Fetraesc, foi negado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, alegando duplicidade de representação no Estado.

Com esta decisão, a Fetraesc deixa de existir juridicamente. Porém, os seis sindicatos permanecem unidos em torno de um coletivo sindical, mantendo o compromisso político de atuarem juntos em torno das bandeiras da educação e da valorização dos profissionais que fazem parte da sua base de representação.

O encontrou serviu ainda para discutir a conjuntura política e econômica do país. O economista Zé Álvaro, Diretor Técnico do Dieese, apresentou dados sobre a economia do país, a exemplo de como o aumento da massa salarial, aliada ao aumento no número de empregos possibilitou um forte crescimento da economia com distribuição de renda. O Brasil gerou mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada nos últimos 12 anos, e a taxa de desemprego é de apenas 5%, a menor de toda a história.

Dados como estes, aliados a outros, são importantes para municiar de informações as entidades sindicais e seus representantes para quando forem sentar a mesa de negociação com os representantes da entidade patronal. Ao reivindicar aumento salarial e melhorias para a categoria, informações contundentes são necessárias, além de uma boa leitura do quadro político e econômico do país.

O Sinproeste participou do encontro com uma bancada de 11 delegados. No final do encontro, apresentou proposta de uma nota de repúdio ao Sr. Genésio Téo, pela demissão da Delegada Sindical do Sinproeste em Xanxerê, a Professora Juleide de Almeida Correa. A nota foi aprovada por unanimidade e será subscrita pelas seis entidades sindicais participantes do coletivo sindical.

 

Por Patrícia Dal Berto – Assessora de Comunicação do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo