Em MG e PE, diretores da Contee denunciam desmonte da Previdência

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, participou hoje (20) de uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para discutir a Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC 287/16), em tramitação na Câmara dos Deputados. A reunião contou com a presença de 11 parlamentares federais, vários deputados estaduais, centrais sindicais e mais de 30 entidades representativas de diversas categorias de trabalhadores.

“Se olharmos atentamente a história do Brasil, vamos chegar à seguinte conclusão: não houve, em toda a história, momentos de ruptura e momentos de crise em que Minas não tenha se levantado e se colocado à frente do país para direcionar a nossa história para um outro mundo”, declarou Gilson Reis.

“Abri meu celular hoje de manhã e vi algumas informações: reforma da Previdência; reforma do Trabalho; terceirização; a China anuncia o corte da compra de carne do Brasil; a União Europeia a mesma coisa; crise institucional; o governo anuncia corte de R$ 65 bilhões no orçamento… O que estamos vivendo é uma necessidade de repactuar o povo brasileiro, todos os setores da sociedade brasileira, para dizer que esse governo, instalado no Brasil a partir de um golpe, não pode continuar dirigindo os rumos do nosso país”, acrescentou. “O que precisamos é da reforma da Presidência da República.”

Os deputados federais mineiros presentes se declararam contra a PEC 287. O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (PMDB-MG), afirmou que “a bancada mineira em sua maioria comunga com a ideia de que essa PEC não tem como passar”. Por outro lado, defendeu a necessidade de uma reforma da previdência. “Mas de forma justa e discutida com a sociedade e os sindicatos. Não pode ser uma reforma apressada”, ponderou.

Na avaliação do deputado federal Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), a PEC 287 já estaria “morta e sepultada”, assim como as mais de 200 emendas recebidas, que ele comparou a “pano novo em tecido velho” por não terem, na sua expectativa, como prosperarem.

Já o deputado federal Eros Biondini (Pros-MG) anunciou que seu partido é contra a PEC 287. O deputado federal Lincoln Portela (PRB-MG) esclareceu que a estratégia de apresentar emendas tem o objetivo de “esfacelar” a proposta. O deputado federal Padre João (PT-MG), acrescentou que essa estratégia também serve para despertar o debate e ao mesmo tempo protelar a votação. Ele anunciou que a bancada petista também é contra a reforma da previdência.

Também se manifestaram contra a PEC 287 os deputados federais Franklin Lima (PP-MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Ademir Camilo (PTN-MG), Subtenente Gonzaga (PDT-MG) e Weliton Prado (PMB-MG).

Assista à intervenção do Coordenador-Geral da Contee:

Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco também realizou audiência hoje sobre a reforma da Previdência, da qual participou o coordenador da Secretaria de Políticas Sindicais, Manoel Henrique da Silva Filho. “A Contee defende a não retirada de direitos dos trabalhadores, é contra a reforma da Previdência, a reforma trabalhista e contra a terceirização”, enfatizou o diretor da Confederação. “A Contee se coloca à disposição para contribuir com a comissão dos deputados estaduais de Pernambuco contra essa reforma.”

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo