Estudantes ocupam reitoria da UFPB contra reitor nomeado por Bolsonaro

Alunos estão acorrentados na porta da reitoria há mais de 70 horas. Valdiney Veloso, professor escolhido pelo presidente, foi o candidato menos votado em consulta popular

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão acorrentados há mais de 70 horas na porta da reitoria da instituição contra a decisão do presidente Jair Bolsonaro em nomear Valdiney Veloso Gouveia como novo reitor da universidade. Alunos protestam desde a tarde da quinta-feira (5), em João Pessoa.

Valdiney foi o candidato menos votado na consulta popular feita na instituição. Em primeiro lugar ficou a chapa de Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, nomes que os estudantes reivindicam para o comando da universidade.

A ocupação foi batizada como “Ocupação Alph”, em homenagem a Alph, estudante de filosofia da UFPB encontrado morto com marcas de tiros em fevereiro. Alph era uma voz ativa do movimento estudantil da universidade e realizou uma série de denúncias contra os seguranças terceirizados da instituição.

Além da ocupação, um ato contra a nomeação de Valdiney reuniu centenas de estudantes, professores e técnicos da universidade em frente à reitoria da instituição, na última quinta.

Valdiney Veloso não é o primeiro reitor menos votado escolhido por Bolsonaro para chefiar universidades e institutos federais. O presidente também nomeou nomes menos votados na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre outras.

Revista Fórum

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo