EUA: Congresso certifica Joe Biden como presidente horas depois da invasão do Capitólio

Após a invasão, que colocou em risco vidas e a democracia em caos e violência, os membros da Câmara e do Senado retornaram ao Capitólio para continuar o processo de validação da vitória de Biden

Jornal GGN – Joe Biden foi certificado pelo Congresso dos Estados Unidos como o próximo presidente dos Estados Unidos horas depois que a multidão de apoiadores a Donald Trump invadiu o Capitólio. Os legisladores condenaram a ação incentivada por Trump e classificaram como uma tentativa de insurreição com o objetivo de anular os resultados de uma eleição americana.

Após a invasão, que colocou em risco vidas e a democracia em caos e violência, os membros da Câmara e do Senado retornaram ao Capitólio para continuar o processo de validação da vitória de Biden, encerrando a sessão pouco antes das 4h, horário local.

Trump fez uma declaração após a certificação, e disse que haveria uma ‘transição ordenada’ para o governo Biden ‘embora eu discorde totalmente do resultado da eleição, e os fatos me confirmam’. A declaração foi postada no Twitter por assessores, já que as contas de mídia social de Trump estão bloqueadas para evitar a disseminação de desinformação e incitação à violência.

Vários senadores republicanos, chocados com os eventos do dia, disseram que não apoiavam mais um esforço descarado, mas condenado, de manter Trump no cargo rejeitando os resultados do colégio eleitoral.

Nos discursos ocorridos durante a noite e madrugada, os legisladores lamentaram o cerco aos salões sagrados do Congresso e as profundas divisões – aguçadas e exploradas pelo presidente – que levaram a esse momento perigoso.

‘Essa tentativa fracassada de obstruir o Congresso, essa insurreição fracassada, apenas ressalta o quão crucial é a tarefa que temos diante de nós para a nossa república’, disse o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, declarando que os legisladores não seriam intimidados por ‘bandidos, turbas ou ameaças’.

Falando tanto aos aspirantes a revolucionários que invadiram e ocuparam o Capitólio quanto aos rebeldes em seu próprio elemento que apoiaram um esforço para rejeitar os resultados das eleições, McConnell prometeu ‘certificar o vencedor da eleição presidencial de 2020’.

O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer – que em meio ao caos ficou sabendo que logo se tornaria o líder da maioria depois que os democratas vencessem o segundo turno das eleições na Geórgia – disse que 6 de janeiro seria um dia que ‘viveria para sempre na infâmia’.

A revolta interrompeu os estágios iniciais de uma tentativa fútil de dezenas de republicanos do Congresso de rejeitar a certificação dos votos do colégio eleitoral, que confirmava a derrota de Trump, 306-232.

Tradicionalmente um evento cerimonial, Trump convenceu seus aliados no Capitólio a transformar o ritual pro forma no que seria sua última resistência em um esforço cada vez mais imprudente para se agarrar ao poder. A sessão conjunta do Congresso ordenada constitucionalmente começou às 13h, com o vice-presidente, Mike Pence, presidindo os procedimentos e os votos eleitorais de cada estado garantidos.

Mas os procedimentos rapidamente se transformaram em uma série chocante de eventos sem precedentes na história americana moderna, enquanto centenas e depois milhares de apoiadores de Trump, muitos usando bonés Maga vermelhos e alguns armados, passavam por barricadas de segurança e batiam nas portas do Capitólio. Alguns quebraram janelas e escalaram o exterior do prédio, agitando bandeiras Trump de uma varanda, enquanto as autoridades, aparentemente em menor número e despreparadas, lutavam para recuperar o controle.

Ao cair da noite, as autoridades disseram que o Capitólio estava seguro. Escoltados por oficiais armados, Pence, que presidia a sessão conjunta do Congresso, senadores e membros da Câmara retornaram às suas câmaras para retomar o debate sobre uma objeção à contagem do colégio eleitoral.

Mas o clima mudou notavelmente desde o início daquela tarde, quando um bando de republicanos chegou ao Capitólio preparado para liderar uma rebelião inútil contra a certificação. Vários senadores reverteram o curso e votaram a favor dos resultados do colégio eleitoral após dizerem que objetariam.

Outros não se intimidaram. O senador republicano Josh Hawley, um dos líderes do Senado que busca anular os resultados, argumentou que a violência anterior não deveria afastar suas preocupações de que ocorreram fraudes durante a eleição. Pouco depois da meia-noite, ele se juntou a alguns republicanos da Câmara na tentativa de descartar a chapa eleitoral da Pensilvânia.

Para aqueles que planejavam seguir em frente com o complô, o senador republicano Mitt Romney advertiu em um discurso que atraiu muitos aplausos que eles ‘seriam vistos para sempre como cúmplices de um ataque sem precedentes contra nossa democracia’.

O Congresso rejeitou os desafios para anular as vitórias de Biden no Arizona e na Pensilvânia, com base em alegações espúrias de fraude eleitoral generalizada. A Câmara rejeitou a contestação do resultado do Arizona por uma votação de 303-122 e o Senado votou contra 93-6. O desafio da Pensilvânia foi rejeitado por 282-138 na Câmara e 92-7 no Senado.

A maioria dos republicanos da Câmara votou para anular o resultado da Pensilvânia, apesar de nenhuma evidência de fraude eleitoral significativa no estado e de várias contestações judiciais fracassadas nas últimas semanas.

As tentativas dos republicanos da Câmara de contestar a chapa eleitoral na Geórgia, Michigan, Nevada e Wisconsin não conseguiram angariar o apoio de um senador e não foram consideradas.

No início do dia, manifestantes perambulavam por horas pelos corredores de mármore do Congresso gritando: “Queremos Trump”. Em meio à confusão, uma mulher foi morta a tiros, confirmou a polícia de DC. O prédio foi colocado em bloqueio, e o prefeito de DC impôs um toque de recolher raro às 18h, quando as tropas da guarda nacional foram ativadas.

Trump convocou esses manifestantes desde 30 de dezembro, pelo Twitter, e exortou a ‘caminharem até o Capitólio’. Mais tarde, tentou pedir calma. Em vídeo, Trump instruiu seus seguidores a ‘irem para casa’, mas continuou alimentando suas queixas ao dizer que a eleição foi ‘roubada’. O Facebook e o Twitter removeram o vídeo.

Biden condenou o que chamou de ‘ataque sem precedentes e implorou a Trump para’ cumprir seu juramento ‘e exigir o fim deste cerco’.

‘Isso não é dissidência. É desordem. É o caos. É quase uma sedição’, disse Biden, que está a apenas duas semanas de tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos. ‘O mundo está assistindo’.

Vários legisladores disseram que os eventos do dia foram equivalentes a uma tentativa de golpe. Manifestantes, que eram em sua maioria homens brancos, invadiram a câmara do Senado. Um se balançou da sacada acima do chão. Eles destruíram o gabinete do parlamentar do Senado e entraram no gabinete privado da Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, deixando para trás uma nota que dizia: ‘NÃO RECUAREMOS’. Em um episódio chocante, os policiais sacaram suas armas no chão da Câmara, onde, do lado de fora, um manifestante armado enfrentou a polícia do Capitólio.

Muitos culparam o presidente por alimentar a violência ao se recusar a aceitar a realidade de sua derrota eleitoral decisiva. Romney, que perdeu a eleição presidencial de 2012 para Barack Obama, descreveu o que aconteceu na quarta-feira como resultado de um ‘orgulho ferido de um homem egoísta’.

Todos os 50 estados certificaram os resultados das eleições depois que vários estados altamente contestados realizaram auditorias pós-eleitorais e recontagens para garantir sua precisão. Tribunais em todos os níveis, incluindo o supremo tribunal, rejeitaram dezenas de ações movidas por Trump e seus aliados para contestar os resultados. Quarta-feira seria seu dia de ajuste de contas.

Em sua tentativa cada vez mais desesperada de permanecer no poder, Trump, que ainda não cedeu, passou as últimas semanas tentando recrutar aliados e pressionar as autoridades públicas para anular a vitória de Biden. Suas maquinações aumentaram no último fim de semana quando ele exigiu que o secretário de estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger, ‘encontrasse’ votos suficientes para reverter sua derrota no estado.

Sua ira então se voltou para Pence, a quem implorou publicamente que fizesse ‘a coisa certa’ e rejeitasse a contagem dos votos eleitorais – um poder que o vice-presidente não tem. A decisão de Pence de não interferir no processo de certificação enfureceu Trump, que o atacou na quarta-feira quando ele estava sendo escoltado para fora da Câmara do Senado por preocupação com sua segurança.

‘Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso país e nossa constituição, dando aos estados a chance de certificar um conjunto corrigido de fatos, e não os fraudulentos ou imprecisos que foram solicitados a certificar previamente. Os EUA exigem a verdade!’ disse Trump em um tweet. Este tweet foi sinalizado pelo Twitter por amplificar falsidades sobre a eleição. Mais tarde, o Twitter suspendeu a conta do presidente.

Vários democratas da Câmara pediram a remoção de Trump do cargo, culpando Trump por fomentar a violência que se desenrolou. A duas semanas do fim de sua presidência, a congressista Ilhan Omar, democrata de Minnesota, disse que estava redigindo artigos de impeachment e o congressista Ted Lieu, democrata da Califórnia, pediu a Pence que invocasse a 25ª emenda e o destituísse do cargo.

‘Deixe-me ser muito claro: se tudo o que fizermos for aceitar os resultados do colégio eleitoral certificado e voltar para casa, teríamos fracassado com nosso país’, disse Lieu em um tweet pedindo o escritório de remoção de Trump. ‘O Congresso não pode simplesmente ir para casa como se nada tivesse acontecido’.

Com informações do The Guardian.

Jornal GGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo