Ex-astronauta dá dicas de como lidar com o isolamento

O canadense Chris Hadfield compartilha lições aprendidas em seus 20 anos de treinamento e cinco meses como comandante da Estação Espacial Internacional.

Alguns conselhos do ex-astronauta Chris Hadfield em época de isolamento devido ao coronavírus:

“Estou vendo como essa pandemia está influenciando a dinâmica do grupo e como as pessoas estão se sentindo.”

“Ficar isolado por muito tempo pode ser meio assustador. Porque você não sabe o que esperar. E sempre que tenho medo, procuro realmente explorar os riscos reais, os perigos reais. Tornar-me especialista no que está me assustando. Isso me ajuda a lidar com meu medo natural.”

“Em sua pequena nave espacial, suas ações individuais são ampliadas, porque você é uma parte mais significativa da população. Portanto, reconhecer isso, ter mais consciência de sua própria influência e seu próprio impacto é uma parte essencial da saúde psicológica do grupo.”

“Esforce-se deliberadamente para fazer coisas para melhorar as condições de toda a tripulação, e não apenas para obter sucesso, mas também para se sentir melhor psicologicamente e fisicamente. Aliviem as tensões uns dos outros. E talvez a parte final seja um pouco mais autoanalítica. Se você notar que todas as outras pessoas em sua expedição estão se comportando como idiotas, se todos estão sendo idiotas, provavelmente você é o idiota.”

“Você não precisa ir a uma academia para ficar em forma. Academias são lugares sociais, mais do que qualquer outra coisa. Em qualquer pequeno espaço confinado, encontra-se várias maneiras inteligentes de levantar seu próprio peso: faça flexões, abdominais, polichinelos.”

“Identificados o risco, sua missão, seu senso de propósito e suas obrigações, é hora de tomar medidas. Comece a fazer coisas. Elas não precisam ser coisas que você sempre fez antes. Cuide da família, inicie um novo projeto, aprenda a tocar violão, estude outro idioma, leia um livro, escreva, crie.”

Deutsche Welle

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo