Executiva ultima preparativos do Congresso Extraordinário

O Congresso Extraordinário a ser realizado de 25 a 27 de julho foi o tema do primeiro dia da 19ª reunião da Diretoria Executiva da Contee, na sede da entidade, em Brasília. “As propostas a serem analisadas na instância máxima de nossa entidade levam em conta a missão que a Contee deve cumprir no atual momento de ofensiva patronal contra os trabalhadores. A Executiva apresentará teses unitárias para o debate”, afirmou o coordenador-geral, Gilson Reis.

O Congresso vai discutir as estruturas da Contee, para agilizar seu funcionamento, orientações para as entidades filiadas enfrentarem os ataques, inclusive organizativos e financeiros, que o Governo Bolsonaro vem fazendo contra as organizações populares e, principalmente, os sindicatos. Serão deliberadas, também, alterações dos estatutos e desafios financeiros das filiadas e da própria Contee.

“Também debateremos a conjuntura nacional e internacional e a conjuntura educacional por que passa o país. Desde sua posse, Bolsonaro vem investindo contra o ensino público de qualidade, cortando verbas e atacando a liberdade de cátedra. É fundamental a discussão profunda desses temas”, afirma Gilson.

Ação com OAB no Supremo

A Diretoria Executiva também deliberou que será amicus curiae (expressão em Latim que designa uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto) no processo que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está ingressando no Supremo Tribunal Federal contra os cortes no orçamento da Educação promovido pelo Governo Bolsonaro.

A reunião será retomada nesta sexta-feira, quando será encerrado no fim da tarde.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo