Federações vão negociar em conjunto para todo o estado de São Paulo

Reunião na sede da Fepesp realizada ontem (6) selou acordo entre as três federações de trabalhadores em educação (Fepesp, Fepaae e Feteesp) para que atuarem em conjunto nas negociações salariais com o Semesp, sindicato patronal do ensino superior.

As entidades vão apresentar aos patrões uma pauta unificada, que terá como base as reivindicações aprovadas nas assembleias e que os sindicatos da Fepesp estão divulgando nos boletins da Campanha.

As federações também discutiram um calendário de trabalho para os próximos meses. A proposta, que ainda será apresentada ao Semesp, prevê a realização de um mínimo de dez rodadas de negociação entre os dias 18 de fevereiro e 22 de março.

A ideia é intensificar as negociações para que até o final de março haja uma proposta de Convenção Coletiva, inclusive de reajuste salarial. O objetivo é evitar que as discussões se arrastem por muitos meses, a exemplo da última Campanha Salarial, quando a Convenção só foi assinada em junho.

O acordo entre as três federações supera divergências políticas pontuais e representa um avanço na luta pela melhoria das condições de trabalho e de salário, além de unificar as Convenções Coletivas em todo o estado de São Paulo.

A organização sindical no estado

Além da Fepesp, existem no estado de São Paulo outras duas entidades: a Fepaae (Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar) e a Feteesp (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo). Elas se distinguem pela região em que atuam e pela categoria que representam.

A Fepesp é formada por 24 sindicatos. Destes, 17 representam exclusivamente professores e sete são entidades que reúnem simultaneamente professores e auxiliares de administração escolar. A área geográfica abrange grandes centros urbanos, inclusive a maior parte das três regiões metropolitanas, com alta concentração da rede privada de ensino. Por esse motivo, os sindicatos que integram a Fepesp representam a maior parte dos professores da rede privada de educação básica e de ensino superior.

A Fepaae é formada por 20 sindicatos, sendo 13 exclusivamente de auxiliares de administração escolar e cinco de professores e auxiliares. A exemplo do que ocorre na Fepesp em relação aos professores, os sindicatos que integram a Fepaae representam a maior parte dos auxiliares de administração escolar.

A Feteesp reúne dez sindicatos de professores e de auxiliares de administração escolar no estado de São Paulo.

Uma das consequências das negociações em separado foi a assinatura de Convenções Coletivas diferentes, de acordo com a cidade em que o professor ou o auxiliar trabalhava. Agora, um dos desafios é unificar os direitos coletivos em todo o estado.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo