Feetsul: Nota de pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de dois trabalhadores que pertenciam ao quadro do Sindicato dos Trabalhadores em Administração Escolar no Rio Grande do Sul – Sintae/RS. Jucineide Vaz dos Santos, 59 anos, que fazia parte da diretoria do Sintae/RS, e Matheus Bello de Oliveira, 29 anos, foram vítimas de um acidente de carro na manhã de terça-feira (20/11) na BR-392 em São Sepé (RS). Os dois eram funcionários do Instituto Metodista Centenário, em Santa Maria, e estavam em uma viagem de trabalho, divulgando o vestibular em escolas da região.

Conforme informações do jornal Diário de Santa Maria, eles estavam em um Ford Ka, que colidiu com um caminhão, e morreram no local do acidente. Eduardo Machado de Godoi, 24 anos, também estava no carro. Ele foi encaminhado para o hospital de São Sepé e está em observação, sem risco de morte. O motorista do caminhão, que não teve o nome informado, também foi levado para o hospital do município sem gravidade.

O filho de Jucineide, Thiago dos Santos Alves, 33 anos, contou ao jornal Diário de Santa Maria que, desde muito jovem, Neide, como era conhecida, esteve engajada em diversos movimentos sociais em busca de justiça social. Ela integrou o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Maria, esteve ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), participou da Marcha Nacional dos Sem Terra, além de fazer parte de vários coletivos ligados ao Movimento Negro em Santa Maria. Filha mais velha do Maestro Setembrino, Neide era formada em Letras Espanhol pela Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), onde trabalhava na biblioteca, e tinha especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela foi candidata a vereadora de Santa Maria pelo PT em 2016 e, atualmente, fazia parte de direção do Sintae/RS.

– Ela era uma pessoa sempre disposta a ajudar as minorias, as famílias. Foi uma líder comunitária, uma ativista do movimento negro, tinha uma rede muito grande de amigos e parceiros. Ela não podia ver uma injustiça. No dia a dia, era alegre, comunicativa, vaidosa – descreveu, Thiago.

Matheus trabalhava como chefe de Tecnologia da Informação (TI) na Fames. Segundo o irmão dele, Lucas Bello, Matheus morava com a avó em Santa Maria. Ele trabalhava há dois anos na instituição. Eles saíram de Santa Maria e estariam a caminho de Formigueiro, onde fariam a divulgação do vestibular da instituição.

– Ele era quieto, na dele, adorava jogar bola, tomar cerveja, era um irmão maravilhoso e um amigo muito querido por todo mundo – contou Lucas.

A FeteeSul lamenta o ocorrido e presta solidariedade aos familiares e amigos de Neide e de Matheus neste momento de consternação.

Da FeteeSul, com informações do Diário de Santa Maria

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo