Fepesp: 22/03 é a data: o protesto contra a reforma da Previdência

Manifestação unitária do dia 22 será a primeira de uma série contra a proposta de reforma da Previdência de Bolsonaro

As centrais sindicais do país estabeleceram uma agenda de manifestações contra a reforma da Previdência proposta pelo governo de Bolsonaro (PSL). O primeiro grande ato foi marcado para 22 de março, em várias cidades do país. O movimento sindical não descarta a possibilidade de greve geral.

Agenda de manifestações, definida em fevereiro, estabeleceu que dia 22/03, numa sexta-feira, será realizado o Primeiro grande ato nacional contra a reforma da Previdência. Já em abril e maio, haverá uma sequência de atos nacionais a depender da tramitação da proposta no Congresso.

O chamado Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Previdência está sendo organizado por sindicatos e associações de trabalhadores como CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, FPSM (Frente Povo Sem Medo) e Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e com apoio de outras entidades de representação, como a Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo).

A ideia é que vários locais do Estado de São Paulo sejam ocupados por manifestações no dia 22.

Calculadora do Dieese mostra o que sua aposentadoria perde com a reforma

Será necessário trabalhar mais tempo, contribuir mais e para se aposentar com bem menos

O projeto de reforma da Previdência de Bolsonaro afeta profundamente a vida do trabalhador brasileiro e de suas famílias. Retarda o início da aposentadoria, diminui o alcance da assistência social e ataca as mulheres, parcela já afetada pelo quadro de desigualdade social no país, ao aumentar o tempo mínimo de contribuição para 20 anos. Impossibilita a manutenção da vida na velhice, ao impedir que esta aconteça de maneira digna e exagerando o tempo laboral para pessoas com mais de 60 anos.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou a Calculadora da Aposentadoria, para alertar sobre as perdas que cada trabalhador poderá ter. É possível comparar uma aposentadoria baseada nas regras atuais e uma caso a PEC 6/2019 seja aprovada.

Para acessar a Calculadora, clique aqui: http://bit.ly/2FcGTNY

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo