Fepesp: Direitos de professores e resistência nos estados

Tentativas de ataque a diretos de professores encontram resistência nas escolas

Assim como na rede privada, onde instituições tentam se valer das reformas trabalhistas para turbinar seus lucros com a precarização do ensino e das condições de trabalho de docentes e pessoal administrativo, nos Estados há resistência contra cortes de direitos por tentativas de implantar extensões da ‘reforma’ da Previdência nas condições locais.

Para professores e pessoal administrativa nas escolas particulares é bastante importante acompanhar o que se passa nas redes públicas estaduais: a desvalorização do professor e dos profissionais de educação em geral na rede pública acaba se refletindo também nas escolas particulares.

São Paulo: paralisação a partir de 03/12Reunidos em assembleia na tarde de terça-feira, 26/11, professores da rede publica de São Paulo aprovaram a paralisação contra o pacote de reforma previdenciária do Estado.

O primeiro dia de interrupção das atividades escolares está marcado para a próxima terça, dia 3. “Colocaram os projetos às pressas para que não haja tempo de debate, de análise. É uma forma autoritária, irresponsável de se definir a carreira dos servidores”, disse Maria Izabel (professora Bebel) Noronha, presidente da Apeoesp.

RS: 20 mil docentes em assembleiaNo Rio Grande Sul, os professores estão em greve desde o dia 18, e também em defesa da categoria contra a proposta de reforma do governador doestado em congelar salários e taxar professores aposentados. Uma assembleia de 20 mil docentes ocupou a praça da Matriz de Porto Alegre nesta terça, 26. A Brigada Militar gaúcha impediu encontro da presidente do sindicato, professora Helenir Schürer com o chefe da Casa Civil para a entrega de um memorial. 217 câmaras de vereadores do RS assinaram moções de apoio aos professore em greve.

Sergipe: professoras contra projeto de leiEm Sergipe, os professores da rede estadual iniciaram uma greve por tempo indeterminado na manhã desta terça-feira, 26. A medida foi decidida como protesto a dois projetos de lei do governo estadual que extinguem o triênio dos educadores, reduzem a carga horária (a partir dos 15 e 20 anos de serviço) e prejudicam gratificações para aposentadoria.

Paraná: greve em dezembroNo Paraná, professores e funcionários da rede estadual de ensino vão entrar em greve na próxima segunda-feira (2). Em assembleia sexta-feira  (22) da APP-Sindicato, entidade que representa a categoria, foi aprovado por unanimidade o indicativo de greve. Além da paralisação, os professores prometem um ato para o dia seguinte, terça-feira (3). O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, explica que a greve é principalmente contra as mudanças propostas pelo governador Ratinho Jr em relação à previdência do Estado. “É um projeto de lei que reduz drasticamente os direitos dos trabalhadores e atinge inclusive os aposentados. Consideramos esta PEC ainda mais grave que a medida provisória aprovada em Brasília”, disse o professor, referindo-se à mudança da aposentadoria aprovada pelo Congresso.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo