Fepesp: Ensino Superior – Patronal não melhora proposta, sindicatos chamam assembleia dos trabalhadores

Patronal insiste em proposta que não repõe inflação em 2023 e não reconhece o julgamento do dissídio de greve de 2022 – professores e pessoal administrativo voltam a se reunir em assembleias de 4 a 12 de maio – na pauta: deliberação da proposta das mantenedoras

Em sessão de negociação pré-agendada na manhã de quinta-feira, 04/05 os representantes das instituições de ensino superior privadas recusaram-se a alterar sua contraproposta salarial.

Esta foi a última oportunidade oferecida pela comissão de negociação dos sindicatos coordenada pela Fepesp antes do início de nova rodada de assembleias de trabalhadores, no final da tarde desta mesma quinta-feira.

As assembleias de professoras, professores e pessoal administrativo foram programadas entre 4 e 12 de maio em todo o Estado, nos vários sindicatos.

A contraproposta patronal, que será deliberada nessas assembleias, não reconhece a sentença normativa do Tribunal Regional do Trabalho que, em outubro passado, determinou reajuste salarial de 10.78% a partir de março de 2022, além de garantir por quatro anos direitos inscritos na convenção coletiva de trabalho. O patronal também não repõe as perdas causadas pela inflação nos últimos doze meses, antes da data base da categoria (1º de março).

As reivindicações do pessoal nas faculdades e universidades privadas foram reunidas em um documento e podem ser resumidas em 9 pontos (ver aqui: https://bit.ly/3HvgnQU ). Além de respeito à sentença do TRT e à recuperação das perdas causadas pela inflação nos salários, os trabalhadores insistem em discutir a precarização das condições de trabalho, em questões como o aumento de turmas com a prática de ensalamento (reunião de alunos de turmas e cursos diferentes em uma mesma sala), aulas presenciais oferecidas em cursos à distância, direitos de uso de imagem de professores.

A rodada de assembleias
Na quinta-feira foram programadas assembleias em Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Paulo, Valinhos e Taubaté. Nesta sexta feira, dia 5, haverá assembleias de professores em Campinas, Jau, Jundiai, Santos, e de pessoal administrativo e, São José do Rio Preto.

Ao final da rodada de assembleias os sindicatos da Fepesp devem se reunir para consolidar suas deliberações e rumo da campanha salarial.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo