Fepesp inicia nova fase da negociação no ensino superior

A Fepesp e as demais federações de sindicatos de professores e auxiliares de administração escolar se reuniram ontem (11) com representantes do sindicato patronal do ensino superior (Semesp). A reunião inicia uma nova fase negociações da Campanha Salarial 2013, após a assinatura do Comunicado Conjunto que definiu a antecipação salarial de 6,52%, a partir de março.

Num primeiro momento da reunião, foram listadas a cláusulas que precisam ser revistas na Convenção Coletiva de Trabalho nas quais há divergências entre os negociadores. Em alguns casos, as mudanças ocorrem devido à nova legislação e à jurisprudência do TST.

Pauta econômica

A Fepesp e o Semesp dividiram a pauta em três grandes blocos e já iniciaram o debate sobre os temas. No primeiro bloco, está o aumento real dos salários e benefícios como o VR e a PLR. O tema do piso salarial também foi discutido, para professores e auxiliares.

O segundo bloco inclui o número de alunos por turma, a Hora-tecnológica e a EaD. Por fim, o último traz a proposta de aprimoramento acadêmico, que engloba concessão de adicional por titulação e afastamento remunerado. Essas são reivindicações específicas dos docentes.

Na pauta específica dos auxiliares, a reunião começou a discutir o banco de horas e o direito à creche.

Pelo cronograma estabelecido, estão previstas negociações todas as quintas-feiras até 6 de junho. A intenção dos representantes dos trabalhadores é assinar a nova Convenção Coletiva com validade de dois anos.

A próxima rodada de negociação está marcada para 18 de abril, no Semesp.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo