Fepesp Notícias

‘Reforma’ da Previdência no Senado. Veja aqui como enviar mensagens e pressionar os senadores: http://bit.ly/2Zk87OF
Reforma da Previdência: relator adia entrega do parecer
Congresso em Foco; 22/08
http://bit.ly/30ulhGf

A tramitação da reforma da Previdência no Senado vai durar mais que o esperado. É que o relator, Tasso Jereissati (PSDB-CE), não vai mais apresentar o seu parecer nesta sexta-feira (23), como estava previsto. Ele explicou que se sensibilizou com algumas questões apresentadas durante as audiências públicas realizadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para discutir o assunto.

Tasso cancela apresentação de parecer da reforma da Previdência
Valor Econômico; 22/08
http://bit.ly/2zkZIf2

Uma dificuldade, afirmou o tucano, é que várias categorias apresentaram demandas, pedindo tratamento diferenciado. Será preciso mais estudo, avaliou, para ver se alguma pode ser contemplada. “Tem várias categorias reivindicando e isso não é simples.”

‘Reforma’ da Previdência prejudica trabalhadores
de todos os setores, conclui audiência no Senado
Rede Brasil Atual; 22/08
http://bit.ly/2ZkkgmB

Representantes de entidades dos trabalhadores avaliam que a proposta de “reforma” da Previdência (PEC 6/2019), que tramita no Senado, depois de aprovada na Câmara, é prejudicial ao trabalhador privado e ao servidor público. Em debate realizado, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), especialistas apontam problemas nas mudanças das regras e até inconstitucionalidades.

Hoje, 23 de agosto: general no comando do Enem, ‘reforma’ prejudica trabalhadores de todos os setores, dia de protestos pela Amazônia, e mais.


Artigo | Um país mal educado e construção de pontes
Folha de S. Paulo; 23/08
http://bit.ly/30u92JN

Por Claudia Costin: A boa educação [..] associa-se também à polidez, ao saudável hábito de demonstrarmos respeito por outros seres humanos no trato cotidiano e nas conversas que temos com pessoas dentro e fora da nossa bolha. É fundamental, neste sentido, que abandonemos as trincheiras que parecem nos proteger da opinião de outros e nos permitem atirar de volta a cada agressão recebida, e possamos assim buscar parceiros de jornada na construção de políticas públicas de qualidade, mesmo que deles discordemos em alguns pontos.

Artigo | O ‘chiqueirinho’ de Paulo Guedes
Folha de S. Paulo; 23/08
http://bit.ly/2zhNaFn

Por Cesar Callegari: O ministro da Economia, Paulo Guedes, está propondo uma perigosa mudança na Constituição Federal ao eliminar os dispositivos que hoje garantem e direcionam recursos orçamentários para setores estratégicos, como a educação. Para ele, é preciso acabar com o que chama pejorativamente de “chiqueirinhos”. O “chiqueirinho da educação” é instituído pelo artigo 212 da Constituição, que determina que a União aplique no ensino público pelo menos 18% de sua receita de impostos; já os estados e municípios, no mínimo 25%. Na educação básica, 40 milhões de crianças, jovens e adultos, seus 2 milhões de professores e suas 142 mil escolas dependem desse dinheiro, que, como sabemos, é insuficiente.

Há um movimento para extinção
das leis trabalhistas, diz chefe do MPT
Diap; 21/08
http://bit.ly/2KRCjZe

A população brasileira ainda vai sentir impactos negativos das reformas que reduziram a proteção dos trabalhadores nos últimos anos. A renda está caindo, novas contratações já são feitas com salários menores do que em 2017 e empresas têm sido orientadas a demitirem empregados e contratarem pessoas como empresários individuais. A avaliação foi feita por Ronaldo Curado Fleury. Esta quarta-feira (21) foi seu último dia como procurador-geral do Trabalho.

CNTC considera inoportuno debater estrutura sindical agora
Agência Sindical; 22/08
http://bit.ly/31Y12Ro

Maior Confederação brasileira de trabalhadores do setor privado, a CNTC, publica Manifesto no qual alerta ser inoportuno o debate acerca da estrutura sindical. Diz o texto: “Entendemos que o cenário político e social é desfavorável. Portanto, a intenção de se alterar a organização poderá levar à destruição de todo movimento sindical existente”. A posição da CNTC não difere do que pensam as demais Confederações, que defendem o Sistema Confederativo, contemplado na Constituição de 1988.

Nobel de economia prioriza bons empregos a investir em educação
Valor Econômico; 23/08
http://bit.ly/2ZqcMKJ

Do ponto de vista econômico, é mais importante ampliar a oferta de “bons empregos” do que investir na melhoria da educação. O americano Paul Romer – um dos vencedores do Nobel de Economia em 2018 – reconhece que sua afirmação “vai deixar um monte de gente irritada”, mas ressalta que é esta a realidade mostrada pelos dados: vagas em que o trabalhador precisa se aprimorar continuamente, aquelas em que o empregado sofre pressão para adquirir novas habilidades, são essenciais para a expansão econômica.

General da reserva vai ocupar diretoria
que cuida do Enem, sem chefe desde maio
Folha de S. Paulo; 22/08
http://bit.ly/2P9Iqwr

O general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza foi escolhido pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) para assumir a Diretoria de Avaliação da Educação Básica, órgão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) responsável por ações como o Enem. O cargo estava vago desde maio e, ao longo deste ano, ficou cerca de cinco meses desocupado. Sem experiência em avaliação educacional, Souza fez doutorado em Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército –ele defendeu a tese “A inteligência e a guerra eletrônica no contexto da guerra da informação”.

Focos de incêndio na Amazônia
têm assinatura do desmatamento, diz Nasa
Folha de S. Paulo; 23/08
http://bit.ly/2Noshk2

Pesquisadores da Nasa que monitoram focos de queimada no planeta afirmam que seus dados sobre o Brasil estão consistentes com o aumento abrupto que o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais) vem reportando nas últimas semanas. Segundo os pesquisadores, é possível correlacionar os principais focos de calor detectados pelos satélites Terra e Aqua da Nasa ao corte raso de floresta na região, e não a outros tipos de atividade que implicam queimadas sem desmatamento, como limpeza de pastos, preparo de plantios ou queima de bagaços.

Protestos pela Amazônia devem ocorrer
em ao menos 40 cidades do Brasil
Folha de S. Paulo; 22/08
http://bit.ly/2KTepgl

O aumento do desmatamento e do número de queimadas na Amazônia impulsionou cidadãos de todo o mundo a convocar manifestações em defesa da maior floresta tropical do planeta. Pelo menos 40 cidades brasileiras e cinco capitais europeias têm protestos marcados para esta sexta (23) e para o fim de semana.

Todos os romances de Dostoiévski para download gratuito
Revista Bula; 23/08
http://bit.ly/2TVl64j

Considerado um dos maiores escritores da história da literatura, Fiódor Dostoiévski influenciou profundamente a ficção do século 19. Suas obras frequentemente apresentam personagens que possuem uma forte compreensão da psicologia humana e fazem observações afiadas sobre a sociedade e a política. Alguns de seus livros, inclusive, são considerados precursores do pensamento moderno e da escola filosófica existencialista. Ao todo, são 13 livros que podem ser baixados em três formatos: Zip, ePub e Kindle (para dispositivos Amazon). Entre os arquivos, estão algumas das obras mais famosas de Dostoiévski, como “Os Irmãos Karamazov” (1879), “Crime e Castigo” (1866) e “O Idiota” (1869).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo