Fepesp: Ódio à solta no avião

Fepesp repudia ataques ao deputado José Guimarães

Na noite desta segunda-feira (30), o deputado federal José Guimarães (PT-CE) foi hostilizado em uma viagem aérea, enquanto se deslocava de Fortaleza para Brasília. Um passageiro que estava sentado ao seu lado proferiu uma série de insultos e ofensas caluniosas, registrados em vídeo pelo próprio autor, que emulava uma postura de justiceiro antipetista.

José Guimarães (PT-CE) registrou boletim de ocorrência na sede da Polícia Federal logo após o voo.

Nas redes sociais, José Guimarães comentou o episódio nesta terça-feira, 01/10, e disse que as ofensas disparadas contra ele tratam-se de fake news. “O vídeo em que fui covardemente agredido é repleto de fake news. Jamais fui preso e não estive envolvido quando um assessor foi pego com dinheiro no aeroporto de Congonhas em 2005″, disse o deputado no Twitter, depois de o vídeo vir à tona nas redes sociais. “Eu, inclusive, fui inocentado da acusação de improbidade administrativa, em 2012, pelo STJ”, completou.

Atitudes como esta demonstram uma escalada de ódio na população brasileira, produto da forte

A Federação dos Professores do Estado de S. Paulo e seus sindicatos integrantes repudiam o ataque ao Deputado José Guimarães, e reiteram a moção de repúdio da CNTE, emitida hoje, em 1 de outubro. Como entidade de representação dos professores e profissionais de educação, a Fepesp acredita nos valores democráticos e no embate de diferentes perspectivas na esfera pública, pois é a partir disto que construímos um mundo plural e diverso, desde que não se caia na violência, no constrangimento e em tentativas de coação ao próximo.

Leia na íntegra a moção de repúdio da CNTE, assinada
também pela CUT, Internacional da Educação e FNPE:

Moção de repúdio às agressões sofridas pelo Deputado Federal José Guimarães (PT/CE) em viagem aérea 

O clima de ódio e violência política no Brasil, deliberadamente construído desde pelo menos as eleições de 2014, e que se acirrou muito no último processo eleitoral do ano passado, parece não dá sinais de arrefecimento. O deputado federal do Ceará, José Guimarães (PT/CE), foi mais uma de suas vítimas quando, em seu deslocamento de Fortaleza para Brasília, foi fortemente hostilizado e agredido por um dos passageiros que estava sentado ao seu lado no voo.

As redes sociais forjaram uma politização da sociedade às avessas: o repertório de mentiras difundidas e repercutidas sem nenhum pudor na Internet cria uma caldo social de ódio político em que a ignorância de alguns reverbera e, tomados de empáfia, sentem-se à vontade para atacar reputações e ferir a honra dos agredidos. Foi exatamente isso que se deu no lamentável ocorrido no deslocamento do deputado a Brasília nesse fatídico dia. Um homem com celular em punho começa a filmar a si próprio e ao deputado, que estava sentado ao seu lado, e em tom agressivo e hostil, começa a elevar a voz falando um monte de mentiras e destilando seu ódio ao partido do deputado José Guimarães. A empáfia do sujeito, ensimesmado em sua arrogância, terminou por um pedido de desculpas junto à Polícia Federal no aeroporto de Brasília.

Essa retratação, no entanto, não dirime o mais importante nesse caso: é urgente que consigamos, enquanto sociedade, restabelecer o respeito nas relações sociais. Não é possível que casos como esses, em que pese toda a vergonha que representam, consigam ainda assim muitas adesões de outras tantas pessoas. Tão hostil e agressivo como o ato em si é a própria repercussão do caso por pessoas que, acredita-se, sejam até formadoras de opinião.

Os/as educadores/as brasileiros/as, organizados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) por meio de seus 50 sindicatos filiados em todo o Brasil, repudiam esse tipo de agressão e se solidarizam com o deputado agredido. Não podemos tolerar esse tipo de comportamento! Que esse cidadão seja representado judicialmente e que a aplicação devida de sua pena sirva de exemplo par que isso não mais ocorra no país.

Brasília, 01 de outubro de 2019
Direção Executiva da CNTE

Baixe também em PDF:

MOÇÃO DE REPÚDIO ÀS AGRESSÕES SOFRIDAS PELO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ GUIMARÃES

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo