Fepesp: Opine, decida, pressione

Aplicativo permite que você diga ao seu deputado federal – ou senador – como votar em projetos do seu interesse

Você sabe como está votando o deputado federal – ou os senadores – em quem você votou nas últimas eleições? Sabe se algum deles está a favor ou contra projetos de lei que você tem interesse? Ou mais: o que está em discussão no Congresso e não sai nos jornais ou na TV?

Veja aqui tutorial em vídeo de como usar o Poder do Voto

Um novo aplicativo permite que você acompanhe a votação de todos os projetos de interesse em discussão no Congresso Nacional e como tem votado o seu deputado federal ou senador. Esse aplicativo é o Poder do Voto – disponível através do GooglePlay (para celulares Android) ou AppStore (para o iPhone). Não há custo para a instalação, e o aplicativo não carrega publicidade.

Poder do Voto é uma instituição sem fins lucrativos, apartidária, cuja missão é engajar eleitores e seus representantes em um debate construtivo sobre as leis do Congresso Nacional, acompanhar e disponibilizar de forma privada a sintonia entre as decisões tomadas pelos políticos e a população na criação e votação de leis no país, restabelecer com clareza o verbo ‘servir’ nas relações entre eleitores e seus políticos eleitos”, diz o aplicativo em sua apresentação, como indicado por Paulo Dalla Nora, um dos fundadores de Poder do Voto.

Diap faz parceria com aplicativo Poder do Voto

DIAP-Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar passará a analisar e avaliar projetos em andamento no Congresso Nacional através do aplicativo Poder do Voto – uma ferramenta de acompanhamento do desempenho de deputados federais e senadores que permite que o eleitor saiba se o seu representante na Câmara Federal ou no Senado tem votado de acordo com seus compromissos pré-eleitorais, ou como o eleitor esperava que ele se comportasse no Congresso.

DIAP acompanha o Congresso, analisa e avalia no aplicativo os projetos de lei em votação
Todos os projetos de lei ou de emendas constitucionais em andamento no Congresso são relacionados no aplicativo Poder do Voto. Na sua tela inicial, são apresentadas as votações esperadas para as próximas semanas. Entidades parceiras do Poder do Voto – como, agora, o DIAP – analisam cada projeto e fornecem informação para que você julgue a medida.

“Vamos alertar a todos quais os projetos que respeitam os direitos dos trabalhadores e quais são danosos e devem ser rejeitados no Congresso”, diz Celso Napolitano, presidente do DIAP. “O aplicativo escancara janelas que antes estavam fechadas, oferece transparência. Nem tudo o que se passa no Congresso tem divulgação apropriada, as pessoas tem dificuldade em acompanhar quem elegeram na última eleição. Agora, não mais”, diz.

A favor ou contra – O usuário do aplicativo – você, eleitor – pode votar contra ou favor cada projeto pautado para votação na Câmara Federal ou no Senado e, em seguida, se desejado, enviar mensagem diretamente ao seu deputado federal ou senador.

Assim como outras instituições participantes, e cada uma com seu ponto de vista, o Diap irá analisar e avaliar as leis na fila de votação pelo que de mais relvantes elas tenham em relação aos seus direitos e ao mundo do trabalho. As avaliações ajudam o usuário a entender melhor os projetos.

Diariamente, todos os congressistas recebem o relatório de Poder do Voto, com o andamento da preferência dos eleitores cadastrados. O seu voto, no aplicativo, é mantido em anonimato.

Importante: a primeira providência ao instalar o aplicativo Poder do Voto é selecionar o deputado federal ou senadores que deseja acompanhar.Para eles serão enviadas a compilação de votos no aplicativo e as suas mensagens, pedindo apoio ou manifestando-se contra os projetos na pauta da Câmara Federal ou do Congresso.

Exemplos de telas em Poder do Voto: fila de votações, explicação de cada tipo de projeto de lei

Cada voto, afinidades – Por outro lado, o aplicativo também informa como votou seu deputado ou senador em cada projeto – e, se o eleitor não estiver satisfeito com o deputado ou senador escolhidos, há a possibilidade de o usuário verificar quais outros congressistas tem afinidade com o seu ponto de vista.

O aplicativo relaciona todos os deputados federais e senadores, por ordem alfabética ou agrupados por partidos ou por Estados

Se o desempenho do seu deputado ou senador não estiver de acordo com a sua convicção, o usuário/eleitor tem então a possibilidade de acompanhar outro deputado federal no aplicativo – e, com isso, decidir se vale a pena reeleger quem antes teve seu voto ou se o seu apoio vai para outro nome.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo