Feteerj: Sinpro-Rio alerta para demissões de final de ano na Estácio

O Sinpro-Rio recebeu denúncias esta semana de que a Universidade Estácio promoverá novas demissões no final de 2019. Esta universidade, desde dezembro de 2017, a cada semestre, tem promovido demissões de um grande número de professoras e professores. Essa atuação da direção da Estácio gerou duas ações coletivas do Sinpro-Rio e uma ação de reintegração/indenização do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro.

Acreditamos, infelizmente, que agora em 2019, ao final do ano, não será diferente e o traumático processo de demissões poderá voltar a ocorrer, já a partir da próxima semana.

Em razão disso, o Sinpro-Rio apresenta as seguintes orientações para os professores:

a) verifique o tempo que falta para a sua aposentadoria. Você poderá estar no período de estabilidade;

b) grave todos os seus recibos salariais que se encontram no sistema da Estácio, pois após a demissão, você perderá o acesso;

c) verifique a data do seu último exame periódico;

d) se for demitido, informe imediatamente ao Sinpro-Rio, por meio dos telefones (21) 3262-3429 /3430, e encaminhe, por meio do e-mail: juridico@sinpro-rio.org.br, o aviso prévio.

O Sinpro-Rio prestará aos professores e professoras toda a assistência durante o processo, caso se confirme a denúncia.

REFORMA TRABALHISTA AUMENTA DESEMPREGO

Não por coincidência, as demissões em massa na Estácio vem sendo feitas após  a “reforma trabalhista” aprovada pelo governo Temer, que retirou diversas proteções aos trabalhadores da CLT; reforma esta que vem sendo aprofundada por Bolsonaro, principalmente agora, com a Medida Provisório 905 (a que instituiu a “carteira verde e amarela”): com menos direitos trabalhistas, menos fiscalização (Bolsonaro até extinguiu o Ministério do Trabalho) e mais “flexibilidade” nas relações trabalhistas.

Na verdade, a MP 905 é outra reforma trabalhista que cria um vínculo precário de trabalho, aumenta a jornada de trabalho, praticamente acaba com a fiscalização e punição às infrações, incluindo a ação sindical – ou seja: a MP apenas beneficia os grandes empresários e prejudica, profundamente, os trabalhadores. E tudo isso sem dar em troca o que mais necessitamos: crescimento, incremento do mercado interno e melhores condições de vida para o povo.

O Dieese, em nota técnica, concluiu que a MP 905 “não deve criar vagas na quantidade e qualidade necessárias e, ao contrário, pode promover a rotatividade, com o custo adicional de reduzir direitos e ter efeitos negativos para a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras”.

A Feteerj e os SIndicatos Filiados à Federação alertam aos professores e professoras para que:

Participem da mobilização nacional pela rejeição total da MP 905 pelo Congresso, por todos os males que ela causa aos valores sociais do trabalho;

Contatem e se associem ao Sindicato dos Professores de sua região, tendo em vista a mobilização pela vedação de trabalho aos domingos, por meio de acordos e convenções coletivas de trabalho;

Denunciem, imediatamente, ao Sindicato dos Professores de sua região, caso a direção da instituição de ensino onde trabalha determine ou queira discutir o trabalho aos domingos;

Clique aqui para contatar o Sinpro de sua região. 

Leia também a nota do Jurídico da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) sobre a MP.

Da Feteerj

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo