Feteesul: Negociação Coletiva 2019

Na terça-feira, dia 30 de abril, os sindicatos filiados à Feteesul, tanto professores, quanto técnicos e administrativos, estiveram reunidos com a diretoria do Sinepe/RS, que representa as instituições de ensino, com vistas à renovação das Convenções Coletivas de Trabalho.

Na câmara que discute as cláusulas para a educação superior, o acordo está encaminhado com poucas alterações, garantindo a manutenção dos direitos já existentes.

Para os técnicos administrativos, o índice de 3,94%, que representa a reposição da inflação, medida pelo INPC, será aplicada nos salários retroagindo ao mês de março. Este mesmo índice servirá para reajuste de piso salarial e todas as clausulas econômicas da CCT 2019/2020. Também ficou acordada uma mudança no multiplicador que calcula o desconto nas mensalidades dos cursos de graduação para os técnicos administrativos e seus dependentes, de acordo com a sua jornada de trabalho.

Para os professores, o reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas segue o mesmo critério dos técnicos (3,94% retroativo a março), também foi definida a forma de reembolso de despesas de deslocamento para supervisão de estágio e definiu-se a remuneração para professor integrante de banca de TCC na graduação.
O Sinepe/RS já realizou assembleia para aprovação do texto do acordo, porém a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho deve aguardar as assembleias dos professores e técnicos e administrativos que serão chamadas para os próximos dias. A palavra final passa pelo voto dos trabalhadores.

Já na educação básica seguem as tratativas. Os trabalhadores consideram que o setor vive um bom momento, com espaço para avançar principalmente na questão econômica.Os investimentos em infraestrutura são notórios, além do número de alunos matriculados e os reajustes nas mensalidades que foram superiores à inflação. O Sinepe/RS, por sua vez, sustenta que não há espaço para conceder mais do que a reposição inflacionária.

O próximo encontro será dia 7, terça-feira

Da FeteeSul

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo