Fitrae-BC: Enade avalia qualidade da educação superior no Brasil

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. A participação dos estudantes dos cursos avaliados é obrigatória e condição para a obtenção do diploma,sendo registrado no histórico escolar a situação de regularidade com o exame.

Para a edição deste ano do Enade, os ingressantes dos cursos avaliados e que têm nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2009 ou 2010 estão dispensados do exame. Mas mesmo assim eles devem ser inscritos pelas IES. Quem não prestou o Enem será dispensado de fazer a prova do Enade, que será aplicada apenas aos estudantes concluintes.

A partir de 2011, o questionário do estudante passa a ser obrigatório. O preenchimento ocorre de forma on line em sistema próprio e a IES pode acompanhar o percentual de preenchimento dos seus estudantes, orientando sobre a importância do mesmo para a avaliação do curso.

Os cursos que serão avaliados em 2011 são: arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música, além de cursos de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Da Fitrae-BC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo