Flatec participa do Seminário Regional do Encontro Sindical Nossa América

Foi realizado nos dias 21 e 22 de março na Cidade do Panamá o Seminário Regional do Encontro Sindical Nossa América (Esna), para a América Central, a Colômbia e a Venezuela. O Esna é um espaço de unidade de ação dos trabalhadores – independentemente de sua filiação às centrais sindicais internacionais – que desde seu início em 2008 vem crescendo e se consolidando na região. Desde 2011, a Federação Latino-Americana dos Trabalhadores em Educação e Cultura (Flatec) faz parte de sua coordenação política.

O seminário girou em torno dos eixos temáticos centrais: a crise capitalista, seus impactos na região, a criminalização das lutas sociais e a necessária unidade de ação como resposta. O seminário se realizou no Auditório da Universidade do Panamá e foi organizado pela Central Nacional de Trabalhadores do Panamá, a Frente Sindical de Trabalhadores da República do Panamá e a Frente Autêntica de Trabalhadores do país.

Mais de 11 delegações sindicais internacionais participaram do encontro. Do Brasil, estiveram presentes representantes da CTB e da Intersindical. Sobre a questão da criminalização das mobilizações sociais e a unidade de ação dos trabalhadores, foram evidenciadas as metodologias dos governos de direita de alguns países da América Central, as quais demandam ações conjuntas das organizações sindicais. Essa ofensiva dos governos de direita foi destacada no documento final do encontro, juntamente com a proposta de ações conjuntas e solidárias por parte dos trabalhadores da região. Uma jornada continental de ação foi agendada para a última semana de agosto.

Foi elaborada ainda uma moção de apoio ao povo venezuelano em função do processo eleitoral de 14 de abril, manifestando apoio irrestrito a Nicolás Maduro, além de celebrar a figura do falecido presidente Hugo Chávez e reforçar a necessidade de seguir adiante com o exemplo de luta e militância que inspirou o Esna desde seu nascimento.

Com informações da Flatec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo