Fora do projeto de 3º via, União Brasil deverá ter chapa puro-sangue com Moro e Bivar

Antes focado em um projeto que reunisse partidos para fugir dos “extremos” Lula-Bolsonaro nas eleições presidenciais deste ano, a União Brasil deve desistir de lançar uma única candidatura de terceira via com PSDBCidadania e MDB. O partido que surgiu da fusão entre o DEM e o PSL estuda o lançamento de uma chapa puro-sangue. E pode desta forma trazer de volta o ex-juiz Sergio Moro ao páreo eleitoral.

No caso, porém, discute-se agora uma inversão: o presidente da União, Luciano Bivar, encabeçaria a chapa tendo Sergio Moro como candidato a vice.

A sinalização da União Brasil ocorreu na última terça-feira (26) em uma reunião dos partidos que trabalhavam por uma via presidencial. Juntamente com o PSDB, Cidadania e MDB, as legendas deveriam lançar um único nome em conjunto no dia 18 de maio para concorrer às eleições.

A avaliação de um dos dirigentes do partido é de que as legendas que conversavam ainda não haviam batido o martelo sobre qual rumo tomariam em outubro. Para Júnior Bozzella (SP), vice-líder do União, as siglas encontram-se em “celeuma”.

“Os demais partidos encontram-se numa celeuma. Sempre tem uma fragmentação interna, uma briga, complexidade, resistência e não tem a harmonização que existe na União. Bivar [Luciano], hoje, tem os instrumentos para construir uma via capaz de fazer frente a esta polarização. Ou pelo menos uma possibilidade de fazer frente”, disse Bozzella ao Congresso em Foco.

Atualmente, a União Brasil reúne a maior verba de Fundo Eleitoral, mais tempo de televisão e não depende de outras legendas para isso. Seguir com uma candidatura única com os demais partidos poderia trazer uma divisão no partido, avaliou o parlamentar.

Segundo Bozzella, o partido também se configura como o mais “pacífico” dentro da terceira via. Assim, também não teria de recuar e declarar apoiar Simone Tebet, do MDB, ou João Doria ou Eduardo Leite, do PSDB.

Apesar do nome de Sergio Moro não ter sido oficialmente cravado para atuar com Bivar, a filiação do ex-juiz foi o divisor para a definição da chapa pura. As pesquisas eleitorais apontam para uma melhora no desempenho do presidente Jair Bolsonaro desde que Sergio Moro deixou a disputa, quando era candidato pelo Podemos. A maior parte dos votos que Moro tinha – ele oscilava em torno de 9% nas pesquisas – migrou para Bolsonaro.

O vice-líder do partido, no entanto, garante que a decisão será do presente Bivar.

“Bivar é o maestro. Ele vai saber conduzir isso [chapa] da melhor maneira para que todos esses componentes realmente se transformem em uma boa chapa para fazer uma campanha extremamente competitiva.  Moro pode ser um apoiador que o presidente vai conseguir posicionar no jogo. Moro é um cabo eleitoral. Ele tem um capital político que é dele e isso será bem organizado dentro do partido”, disse.

SANDY MENDES Repórter. Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Passou pelas assessorias de comunicação da Receita Federal e da Anasps. Também atuou como estagiária do colunista Guilherme Amado e no Poder360.

Congresso em Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo