Frente à pandemia, Executiva da Contee aprova pesquisa sobre atividade docente e curso de formação

A Diretoria Executiva da Contee aprovou na reunião de hoje (8) a realização, em parceria com Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (Gestrado/UFMG), de uma pesquisa sobre o trabalho docente em tempo de pandemia. O levantamento será feito nos moldes usados na sondagem realizada pelo Gestrado em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Enquanto a pesquisa da CNTE voltou-se para a educação básica da rede pública, tendo em vista a base da entidade, a da Contee será destinada a captar a realidade e os desafios enfrentados por professores e professoras do setor privado, da educação infantil ao ensino superior. O questionário on-line será aplicado a partir do dia 20 de julho e todas as informações serão encaminhadas em breve às entidades filiadas. Após esse levantamento, conforme havia sido indicado pela Plena no fim de junho, a Executiva já estuda uma sondagem voltada para os técnicos administrativos.

A Diretoria Executiva da Contee também deliberou nesta quarta-feira pela realização de um curso de formação sindical, juntamente com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), para técnicos administrativos e docentes, com as questões trabalhistas que se colocam na atualidade. Dividido em quatro encontros, o curso terá como temas: conjuntura atual; nova organização sindical; precarização do trabalho; e trabalho remoto. As aulas serão realizadas de maneira remota, por meio de plataforma virtual, e as entidades filiadas serão informadas a respeito das inscrições tão logo as datas e palestrantes sejam definidos.

Ações de enfrentamento na atual conjuntura

Essas duas decisões da Executiva fazem parte do conjunto de ações da Contee em face do momento crítico enfrentado pela classe trabalhadora e pela educação. A reunião de hoje teve início com uma atualização sobre a conjuntura brasileira, a partir do destaque a dois pontos: a contaminação de Jair Bolsonaro pela Covid-19 e à sanção da Medida Provisória (MP) 936 com veto à ultratividade das convenções e acordos coletivos, bem como a desoneração da folha de pagamento de diversos setores econômicos. Apesar desse retrocesso em relação aos avanços que haviam sido conquistados no Congresso, dirigentes da Contee reforçaram a possibilidade, pela correlação de forças, de que isso seja revertido na Câmara dos Deputados. Para isso, contudo, foi reiterada a necessidade de mobilização da Confederação junto às entidades de base para pressionar os deputados, sobretudo os que votaram a favor dessas questões quando da aprovação da MP, a derrubar os vetos.

Outra questão colocada pela conjuntura é o impasse no Ministério da Educação (MEC), que, como destacou a coordenadora-geral em exercício da Contee, Madalena Guasco Peixoto, está sendo disputado, de um lado, pelo autoritarismo ultraliberal e, de outro, pelo fundamentalismo fascista. Nesse cenário tenebroso para a educação, a Executiva levantou as pautas enfrentadas pela categoria, entre as quais o fechamento de escolas (principalmente da educação infantil), os desafios da EaD e a grande evasão no ensino superior (que já era grande em relação à modalidade a distância e sobre a qual se precisa investigar o impacto da pandemia). A intensificação da mobilização em defesa da aprovação do Fundeb também foi defendida.

Em meio a essa situação, a Executiva deu realce à greve histórica aprovada pela base do Sinpro-Rio contra o retorno irresponsável às aulas presenciais sem que haja condições sanitárias mínimas para a preservação da saúde e da vida. Dirigentes enfatizaram também a oportunidade de aproveitar esse momento para mostrar a importância dos sindicatos para a categoria.

Pauta ambiental e Conatee

Em defesa da vida, da democracia e dos direitos. Esses foram os três eixos defendidos para nortear as ações da Contee. E, inserida neles, a Diretoria salientou também a importância e urgência do engajamento na questão ambiental, incluindo a luta pela preservação da Amazônia e pela proteção aos povos indígenas que estão sendo dizimados por invasores e pela Covid-19, destacando-se o impacto nacional e internacional dessa pauta.

Na reunião desta quarta, os diretores e diretoras da Executiva ainda debateram amplamente a possibilidade de adiamento do X Congresso Nacional da Contee (Conatee) em função das medidas de isolamento social que permanecem necessárias enquanto não houver contenção da pandemia. O indicativo é de que a Diretoria Executiva volte a se reunir no próximo dia 22 para retomar a discussão dessa questão.

Por Táscia Souza, com colaboração de Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo