Gilson conclama a intensificação da mobilização para a Conape

Durante a reunião plenária do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, conclamou a que “cada pessoa, cada entidade faça mobilização total para garantirmos uma grande plenária da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) em julho”. A plenária do FNPE, virtual, reuniu nesta terça-feira, 22, quase 80 pessoas, representando as 44 entidades sindicais, estudantis e populares envolvidas no processo.

A etapa nacional da Conape acontecerá de 15 a 17 de julho, em Natal/RN, em formato híbrido, com transmissão pela internet de todas as mesas. “Vamos realizar um esforço para que haja uma grande participação presencial”, anunciou Heleno Araújo, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Ele informou que está sendo buscado o consenso para as deliberações da Conferência, “mas se houver votação, será feita só com os delegados presentes em Natal”.

Gilson enfatizou o desafio de “intensificar, potencializar a discussão do temário da Conape, para garantirmos uma proposta para a educação brasileira neste país, que precisa ser reconstruído após a derrota do bolsonarismo. Derrotar Bolsonaro e eleger uma bancada progressista para o Congresso Nacional é a batalha das batalhas deste ano: as eleições gerais no segundo semestre”.

Durante o encontro foram apresentados informes das atividades e programações dos vários estados. Etapas estaduais e locais da Conape estão programadas para ocorrerem até junho, mas alguns estados já as realizaram no ano passado. As inscrições de delegados e observadores podem ser feitas no portal do FNPE (https://fnpe.com.br/conape2022/), assim como a apresentação dos trabalhos acadêmicos sobre os eixos temáticos e moções que sejam aprovadas nas instâncias do Fórum. Também no portal pode ser acessado o documento base do encontro. Até 30 de abril é o prazo final para apresentar emendas ao documento base e o texto consolidado será divulgado dia 12 de junho.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo