Greve Nacional da Educação: Hoje a aula é nas ruas!

Os professores e técnicos administrativos da educação privada, categoria representada, em todo o Brasil, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee, estão em greve nesta quarta-feira, 15 de maio, contra a reforma da Previdência e contra o desmanche na educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 é um crime. Por ela, o governo Bolsonaro tenta destruir a Previdência pública, a seguridade social, o regime de repartição e solidariedade do sistema previdenciário brasileiro e o direito de aposentadoria de todos os trabalhadores — sobretudo os mais pobres, os camponeses, as mulheres e as pessoas com deficiência. Os professores e, em especial, as professoras que atuam na educação na educação básica — principalmente na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, quando começam a lecionar mais jovens, estão entre as categorias mais prejudicadas.

Ao mesmo tempo, os cortes de 30% nos orçamentos das universidades e institutos federais evidenciam o desmonte do ensino superior público para atender aos interesses dos grandes empresários da educação privada que apoiam esse governo, responsáveis pelo processo de mercantilização, financeirização, oligopolização e desnacionalização da educação denunciado sistematicamente pela Contee. Tanto a reforma da Previdência quanto a retirada de verbas do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos nas universidades públicas servem ao mesmo fim: contemplar o capital financeiro.

A Contee e suas entidades filiadas, defensora da educação pública, gratuita e de qualidade, bem como da regulamentação da educação privada sob as mesmas exigências aplicadas à rede pública, não poderia se furtar diante desse ataque. Nesta quarta-feira, 15 de maio, é dia de Greve Nacional da Educação. Nossa aula é nas ruas!

Brasília, 15 de maio de 2019.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo