IBGE lança Rede de Memória com banco de séries estatísticas

IBGE lança Rede de Memória com banco de séries estatísticas

O IBGE lançou na última quinta-feira, 25 de abril de 2013, o novo site da sua Rede de Memória. O objetivo é divulgar trabalhos de memória institucional realizados por servidores do Instituto, agilizando e facilitando o acesso do público a pesquisas e sínteses históricas. O site é organizado em quatro seções: Sínteses Históricas, História das Unidades Estaduais, História Oral e Publicações.

Para acessar o site Memória IBGE, clique no link.

A parte de Publicações engloba a subsérie Memória Institucional, composta por publicações com temáticas históricas; as Estatísticas do Século XX, obra editada e lançada pelo IBGE em 2003, que apresenta um volume significativo de informações estatísticas sobre a realidade brasileira no último século; Brasil: 500 anos de povoamento, editada como parte das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil; o banco de dados Séries Estatísticas & Séries Históricas, que tem por objetivo disseminar informações produzidas a partir de pesquisas do IBGE e dados de outras fontes governamentais; História das Estatísticas Brasileiras, obra em quatro volumes, escrita pelo pesquisador Nelson Senra e resultado de um intenso e detalhado trabalho de pesquisa sobre a produção de informações estatísticas no Brasil; e a revista 70 anos do IBGE, uma espécie de catálogo com informações sobre os eventos comemorativos realizados pelo órgão em 2006.

A proposta do projeto História das Unidades Estaduais do IBGE é reunir as memórias dos servidores que trabalham ou trabalharam nos 27 estados. Contempla, em caráter colaborativo, pesquisa documental e iconográfica, coleta de depoimentos orais e preparação de textos, eventos, análises, homenagens, vídeos e outros produtos de disseminação da memória institucional. O objetivo é incentivar a construção de memórias que partam dos próprios servidores das Unidades Estaduais e constitui passo fundamental para a consolidação de uma Rede de Memória do IBGE.

O acervo História Oral contém uma série de depoimentos de servidores do IBGE. Inicialmente, o site traz dez resumos de entrevistas com até 5 minutos de duração. Toda semana a seção será abastecida com mais duas entrevistas. O arquivo completo pode ser acessado pelo canal Memória IBGE no Youtube, pelo link .

Já a seção Sínteses Históricas permite ao internauta navegar por uma Linha do Tempo, que traz um resumo da história do IBGE, com textos e imagens organizados em ordem cronológica, privilegiando os principais eventos que marcaram o Instituto, como sua criação, em 1936; a entrada em vigor da primeira divisão regional do Brasil em cinco grandes regiões elaborada pelo IBGE, em 1942; e as inovações tecnológicas implementadas pelo Censo Demográfico 2010. Há, ainda, a Galeria de Presidentes, com informações sobre todos os presidentes do IBGE, e os Pioneiros do IBGE, com biografias dos fundadores do Instituto.

Da Fundação Maurício Grabois

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo