Jornada de Lutas no Rio cobra solução para Gama Filho e UniverCidade

A Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira -série de manifestações que têm ocorrido nas principais cidades do país- chega ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (9), para denunciar a situação de sucateamento por qual passam duas das principais instituições da capital carioca, a Gama Filho e a UniverCidade.

A concentração para a marcha que vai unir estudantes, trabalhadores e outros grupos será às 14h na Praça da Candelária. De lá, a passeata segue pelas ruas do centro até a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Há mais de um ano, os estudantes da Gama Filho e da UniverCidade protestam contra o descaso das direções das duas instituições e pedem melhorias de infraestrutura, professores bem pagos e qualificados. Como resultado de todos os problemas observados ao longo do ano, foi instaurada no Rio de Janeiro uma CPI das universidades privadas.

“A primeira parada da nossa manifestação será realizada na Rua Sete de setembro, justamente em frente à mantenedora dessas universidades, o Grupo Galileo Educacional. Já o último ato acontecerá em frente ao prédio da Assembleia Legislativa para cobrar a aprovação do relatório da CPI das privadas”, explicou o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE), Igor Mayworm.

A Jornada de Lutas já passou por São Paulo, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e vai atingir outras capitais até o fim de abril. A última grande passeata, em Brasília, resultou em um encontro inédito com a presidenta Dilma Rousseff. Uma comissão de estudantes da Gama Filho participou da manifestação no Distrito Federal e foi recebida na Comissão de Educação da Câmara e também por representantes do MEC para reavaliar as condições de ensino na universidade.

Da UNE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo