Jornalista Vilson Romero lança o ‘Observatório da Imprensa Livre’

Vice-presidente da ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e conselheiro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), o jornalista Vilson Romero lançou o ‘Observatório da Imprensa Livre’. O blog, que está em fase experimental desde janeiro de 2021, tem como objetivo monitorar e denunciar os ataques e agressões sofridas por profissionais e veículos de Comunicação de todo o Brasil

Interessados em conferir o compilado podem acessar por esse linque.

O boletim já está na 5ª edição e, entre os destaques, noticia a tentativa de atropelamento da repórter Paula Araújo e da cinegrafista Patrícia Santos, da GloboNews, em 12 de maio. As profissionais faziam transmissão ao vivo para o programa ‘Em Pauta’, quando motorista começou a ameaçá-las e jogou o veículo contra as 2.

O portal também reunirá ocorrências na esfera judicial como, por exemplo, a decisão da 2ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que livrou a TV Bandeirantes de indenizar jovem por suposto uso indevido de imagens.

Sobre o curador

Vilson Antonio Romero é jornalista pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e bacharel em Administração Pública e de Empresas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Desde 2004, o profissional edita o ‘Tambor da Aldeia’, boletim da ARI sobre liberdade de imprensa no Brasil e no mundo, e é o criador do blog ‘ABI Alerta’. Ainda foi fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração das Empresas Jornalísticas do RS, em 1976.

Diap

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo