Lucro dos bancos bate recorde acima de níveis pré-pandemia

Instituições tiveram ganho líquido de R$ 132 bilhões em 2021. Valor é 49% maior que o de 2020. Dados são do Relatório de Estabilidade Financeira, elaborado pelo Banco Central

Os bancos tiveram lucro recorde em 2021, de acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira do primeiro semestre, divulgado nesta terça-feira (9). O levantamento, elaborado pelo Banco Central, apontou que as instituições financeiras tiveram ganho líquido de R$ 132 bilhões em 2021. O valor representa 49% a mais do que o registrado em 2020 e é 10% maior do que o alcançado em 2019.

De acordo com o relatório, o lucro em 2021 bateu o recorde de toda a série histórica do Banco Central para este indicador, que teve início em 1994. Os resultados positivos, segundo o Banco Central, podem ser explicados pelo crescimento da margem de juros, pela redução de despesas com provisões e pelos ganhos de eficiência.

A melhora no desempenho dos bancos ocorre em um contexto de crescimento dos empréstimos bancários e alta na taxa básica de juros pelo Banco Central. A instituição vem tomando a medida como estratégia para conter as pressões inflacionárias.

O relatório aponta que a receita de serviços oferecido pelos bancos em 2021 cresceu 10% em relação a 2020, devido a uma melhora na atividade econômica. Em meados de 2021, o lucro dos bancos já havia retornado aos patamares de antes da pandemia da covid-19. Em dezembro de 2021, o chamado retorno sobre o patrimônio líquido do sistema bancário nacional alcançou o índice de 15,1%. No final de 2020, a taxa era de 11,5%.

Segundo a instituição, análises indicam que a rentabilidade do sistema deve se manter resiliente, mas a tendência é de os lucros crescerem em ritmo mais lento daqui em diante. “O cenário para 2022 é de atividade econômica mais fraca, menor crescimento do crédito, normalização da inadimplência e de custo de captação e operacional mais altos”, detalha o texto do Banco Central.

Nexo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo