Lula mantém 19 pontos de dianteira para Bolsonaro, mostra pesquisa Datafolha

Segundo o Instituto, Lula tem 47%. Com 53% dos votos válidos, ele se elegeria no primeiro turno. Bolsonaro tem 28% e Ciro está com 8%. O quadro se manteve estável

O jornal Folha de S. Paulo acaba de divulgar a nova pesquisa do Datafolha que mostra um cenário estável na corrida pela sucessão de Jair Bolsonaro (PL) na eleição de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 19 pontos de vantagem sobre o presidente, marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno.

Segundo o Instituto, Lula tem 53% dos votos válidos o que o elegeria no primeiro turno. Bolsonaro vem atrás com 28%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 8%.

Reprodução/Hora do Povo

Dez outros candidatos seguem empatados tecnicamente no pelotão dos que têm de 2% para baixo. Entre eles estão André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Não pontuaram Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (UB), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP).

O cenário registrado é praticamente semelhante ao da pesquisa passada, realizada em 25 e 26 de maio, apesar da agudização da crise econômica e política envolvendo o governo federal.

Reprodução/Hora do Povo

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados falam em quem vão votar sem serem estimulados por uma lista, Lula marcou 37%, ante 38% há menos de um mês e Bolsonaro oscilou de 22% para 25%, enquanto os que não sabem, ainda, em quem votarão ficaram estáveis também (29% para 27%). Ciro marca 3%.

Reprodução/Hora do Povo

Do ponto de vista de perfil do eleitorado, as tendências se mantiveram. Lula segue soberano no Nordeste, segunda região mais populosa com 27% de quem vai às urnas, onde derrota Bolsonaro por 58% a 19%. Tem grande vantagem entre os mais jovens (54% a 24%), menos escolarizados (56% a 22%) e, principalmente, entre os mais pobres.

Reprodução/Hora do Povo

No grupo de quem ganha até 2 salários mínimos e que compõe 52% da amostra populacional do Datafolha, Lula também vence o presidente por 56% a 22%, evidenciando a falta de alcance eleitoral até aqui de medidas do governo como o Auxílio Brasil.

No segmento evangélico (26% da população), Bolsonaro ampliou um pouco a vantagem e deixou o empate técnico, no limite, com Lula. O Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades, nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo