Lula recebe apoio no primeiro turno de lideranças do MDB em 11 estados

Além de ampliar aliança para derrotar o projeto de reeleição de Bolsonaro, apoio também sinaliza o desembarque definitivo dessa ala do partido à pré-candidatura de Simone Tebet

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta segunda-feira (18) o apoio de lideranças do MDB de 11 estados. O encontro entre petistas e emedebistas ocorreu na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo. A reunião amplia a aliança para derrotar o projeto de extrema direita de Jair Bolsonaro. Também sinaliza o desembarque definitivo dessa ala do MDB à pré-candidatura de Simone Tebet, última aposta da chamada “terceira via”.

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, agradeceu a inciativa e ressaltou que respeita a candidatura de Tebet. Mas, diante do cenário político atual, destacou ser “muito importante” ter o apoio do MDB. “Estamos num momento que nós temos que unir as forças democráticas e progressistas para evitar uma tragédia maior no Brasil. E penso que o momento é agora. Nós não temos muito tempo para fazer isso”, frisou Gleisi.

Em resposta, o grupo afirmou que, na convenção nacional da legenda, marcada para o dia 27, vai defender o apoio oficial do MDB à candidatura de Lula já no primeiro turno. “Nós defendemos que o MDB já coligue agora, no primeiro turno, com o nosso presidente Lula, porque é o candidato que reúne as condições para o fortalecimento da democracia. Quando ele foi presidente, teve esse comportamento e é o que defendemos”, afirmou o governador de Alagoas, Paulo Dantas, antes de entrar para a reunião, de acordo com reportagem do portal UOL.

Urgência democrática

A aproximação com os líderes regionais do MDB ficou a cargo do deputado José Guimarães (PT-CE), um dos coordenadores da campanha de Lula no Nordeste. Estavam no encontro lideranças emedebistas dos estados do Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo e Rio. “Estamos aqui representados por 11 estados e pelas lideranças das duas bancadas do MDB para dizer da nossa decisão, portanto, de caminhar com a candidatura Lula e Alckmin já no primeiro turno”, afirmou o senador Eduardo Braga (AM).

Na última pesquisa BTG/FSB, publicada na semana passada, Tebet marcou apenas 4% das intenções de votos. Lula lidera, com 41%, seguido por Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%. Nos levantamentos anteriores dos demais institutos, os índices de Tebet são ainda menores, oscilando entre 1% e 3%. Ela também não conta com palanques fortes nos estados. Por outro lado, com o apoio de Lula, os emedebistas querem impulsionar suas candidaturas aos governos estaduais e ao Senado, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

É o caso de Eduardo Braga, que selou o apoio de Lula para a disputa ao governo do Amazonas. Na Bahia, o MDB já indicou o vereador Geraldo Jr., presidente da Câmara Municipal de Salvador, para vice na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo estadual. Do mesmo modo, o deputado Walter Alves, como vice pela reeleição de Fátima Bezerra (PT) no Rio Grande do Norte. Por outro lado, Em Alagoas, Lula já declarou apoio a Renan Filho, que é pré-candidato ao Senado, e Dantas, à reeleição ao governo do estado.

Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo