Mais de 50 entidades por um #FundebPraValer

A votação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação no Senado Federal está marcada para esta terça-feira (25) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação realizou, na noite desta segunda (24), uma transmissão ao vivo especial com representantes de 52 entidades, entre as quais a Contee, que apoiam um #FundebPraValer.

Isso significa defender institucional e formalmente a aprovação do Fundeb assim como consta no relatório apresentado pelo senador Flávio Arns, com Custo Aluno Qualidade (CAQ), com valorização dos trabalhadores em educação, sem apropriação indébita dos recursos destinados ao fortalecimento da educação pública pelo setor privado e sem alterações, supressões, emendas ou quaisquer destaques.

Desde a última quinta-feira (20), quando a votação no Senado foi adiada, as hashtags #AprovaFundebInegral e #VotaFundebSemDestaques se juntaram à hashtag #FundebComCAQ nas redes sociais, mostrando a força da mobilização coletiva em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. Um tuitaço com essas palavras de ordem será realizado nesta terça-feira, às 10h.

A live foi moderada pela coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, e do ex-coordenador e membro do comitê diretivo da Campanha, Daniel Cara. “Finalmente, depois de cinco anos de tramitação, o Fundeb entra na reta final de votação no Senado Federal”, ressaltou Andressa. “Desde o adiamento [da semana passada], temos feito uma ampla mobilização e segue em articulação com os senadores e senadoras para garantir esse voto no #FundebPraValer, que é o #FunbebComCAQ”, acrescentou. “A gente começou essa história em 2002, com o CAQ, e podemos ter amanhã uma vitória histórica, de uma rede que vem escrevendo belas páginas em defesa do direito à educação no Brasil”, completou Daniel Cara.

A Contee foi representada no encontro virtual pela coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, que enfatizou a importância da Campanha Nacional pelo Direito à Educação nessa luta. “Seguimos nessa roda de mãos dadas. Acreditamos que a escola pública não pode esperar. A Contee defende a aprovação de um Fundeb para valer, um Fundeb com CAQ, integral, pelo qual os recursos públicos sejam de fato destinados à educação pública, e não à sanha do setor privado”, declarou Adércia. “A Contee representa cerca de 1,5 milhão de trabalhadores do setor privado de ensino — muitos dos quais também atuam na rede pública — e compreende bem como o setor privado se comporta nestes momentos, tentando abocanhar recursos públicos. Então, o Fundeb também tem esse papel de regulamentar que todos os recursos públicos sejam destinados a garantir a qualidade da educação pública.”

Antes da fala de Adércia, Daniel Cara destacou o vídeo em defesa do Fundeb produzido pela Contee na semana passada.

Assista ao vídeo da Contee:

Veja como foi a live da Campanha Nacional pelo Direito à Educação:

Participaram da transmissão ao vivo:

Ação Educativa
AMPCOM (Associação Nacional do Ministério Público de Contas)
ABJD (Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia)
CCLF (Centro de Cultura Luiz Freire)
CEDES (Centro de Estudos Educação e Sociedade)
Cendhec (Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social)
CEDECA-CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará)
CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
CPT (Comissão Pastoral da Terra)
CTE-IRB (Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa)
CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino)
FINEDUCA (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação)
FNPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil)
Grupo Mulheres do Brasil
Levante Popular da Juventude
MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil)
MNU (Movimento Negro Unificado)
Oxfam Brasil
Rede Fale
RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias)
UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)
Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)
Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)
UNE (União Nacional dos Estudantes)

Conheça aqui todas as mais de 50 entidades mobilizadas

Por Táscia Souza, com informações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo