MEC começa discussão para construção de currículo nacional

MEC começa discussão para construção de currículo nacional. Documento orientador foi entregue nesta quinta-feira e deverá ser discutido ainda este mês

Previsto desde a formulação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, a Base Nacional Comum da Educação Básica, instrumento que nortearia o que cada aluno deverá aprender em cada etapa escolar, teve seu primeiro avanço na quinta-feira (3). O documento orientador para a discussão, entregue na quinta, foi feito por gestores municipais e estaduais, professores universitários, representantes do Ministério da Educação (MEC) e autarquias ligadas.

— O documento será estudado internamente pelo MEC e imediatamente convidaremos os representantes dos sistemas estaduais e municipais, os conselhos estaduais e municipais de educação, o Conselho Nacional de Educação e a representação de professores e pesquisadores para traçar uma metodologia participativa de discussão com as comunidades escolares — afirmou a secretária de Educação Básica Maria Beatriz Luce.

Atualmente, os currículos escolares são formados a partir das determinações da LDB, das diretrizes curriculares nacionais feitas pelo Conselho Nacional de Educação e algumas leis que garantem o ensino de determinados temas como História da África. Ainda assim, exames como a Prova Brasil e o ENEM viraram norteadores de conteúdos nos colégios.

Para a coordenadora do comitê que desenvolveu o documento, Jaqueline Mol, a feitura deste documento buscará uma mediação pedagógica entre estes diferentes fatores.

— O objetivo é iniciar o debate nacional para uma política curricular para a educação básica — afirmou.

A discussão do texto apresentado deverá ocorrer ainda este mês.

Do jornal O Globo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo