MEC responde matéria da Folha: Ministério não vai atrelar pós de professor a nota de aluno

O Ministério da Educação está estruturando um programa de estímulo para jovens estudantes do Ensino Médio que pretendam seguir carreira na área científica e docência na educação básica.

Para isso, o MEC criará incentivos para que programas de formação e pesquisas de universidades, centros de pesquisas e institutos nas áreas de licenciaturas e científica envolvam professores e estudantes do Ensino Médio.

Os incentivos incluirão a criação de núcleos nas Instituições de Ensino Superior, Institutos e centros de pesquisas com bolsas de incentivo para estudantes e professores da escola básica, professores e graduandos das universidades e pesquisadores.

O programa tem como meta atender a 100 mil estudantes do ensino médio, além dos 10 mil estudantes de graduação em licenciaturas que participam do PIBID.

Serão incorporados ao programa os estudantes medalhistas das Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa, entre outras. Os professores que participarem do programa terão direito à bolsa e poderão participar dos programas de formação e pesquisa.

Não faz parte do programa do MEC o pagamento de incentivos e a vinculação da titulação na pós graduação dos professores ao desempenho satisfatório dos estudantes. Essa decisão cabe exclusivamente a Estados e Municípios. O MEC não tem gerência na carreira docente de escolas da educação básica.

Romeu Caputo

Secretário de Educação Básica do MEC

Resposta à essa matéria da Folha de S. Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/05/1271974-professores-terao-de-melhorar-alunos-para-ganhar-diploma.shtml)

Mais: MEC agora diz que não vinculará melhoria de aluno a diploma de pós para professor (http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/05/1272396-governo-agora-diz-que-nao-vinculara-melhoria-de-aluno-a-diploma-de-pos-para-professor.shtml)

Do MEC, retirado do portal da CNTE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo