Mídia Democrática e Internet Livre são pautas de hoje (19) na Câmara

Ainda não há acordo, mas, mesmo assim, como na semana passada, o Marco Civil da Internet (PL 2126/11) é o principal item na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19). E, mais uma vez, a proposta não é o único tema defendido pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e pela Contee em discussão hoje. Depois do debate realizado na última semana em defesa do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, a Comissão de Cultura da Câmara se reúne nesta terça, às 17h, para apresentação da pesquisa de opinião pública “Democratização da mídia”, realizada pela Fundação Perseu Abramo.

O levantamento se baseou em 2.400 entrevistas com pessoas na faixa etária acima de 16 anos, que vivem em áreas urbana e rural de 120 municípios das cinco macrorregiões do país. O objetivo do estudo foi investigar as percepções da população brasileira sobre os meios de comunicação e a pesquisa apontou que a internet vem ganhando a preferência da população como veículo para se informar sobre a cidade, o Brasil e o mundo. Apesar de empatar em 43% com os jornais impressos, em meio habitual de informação, a internet ultrapassa o impresso na soma de portais, blogs e indicação de amigos nas redes sociais.

Trata-se de um resultado diretamente relacionado ao Marco Civil da Internet, visto que o ponto de maior divergência da proposta é justamente a neutralidade de rede, regra que garante a igualdade de navegação a todos os usuários. É esse princípio fundamental, defendido pela Contee, que assegura o acesso livre a todos os cidadãos que usam a internet como principal meio de informação.

A Contee está na luta pela democracia e a liberdade de expressão na rede em rede. Marco Civil Já!

Da redação, com informações do FNDC e da Agência Câmara

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo