Na preparação do 10º Conatee, Clemente indica desafios para o sindicalismo

“Como preparar a organização sindical para enfrentar a precarização do trabalho? Que transformação na atual estrutura é necessária para responder às mudanças em curso?” Estas foram algumas das questões levantadas pelo sociólogo Clemente Ganz Lúcio, que foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no primeiro debate preparatório para o 10º Congresso da Confederação (10ºConatee).

Organizado pela Contee, com o apoio do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), e , realizado pela internet na noite de sexta-feira, 4 de junho, o debate contou com a presença de diretores e delegados já eleitos para o Conatee, que participaram emitindo opiniões e fazendo perguntas ao palestrante.

Clemente situou os desafios vividos pelos trabalhadores em defesa de condições dignas de trabalho, salário e vida. “Muitas empresas estão rapidamente desaparecendo ou se transformando, e nos excluindo. O futuro próximo projeta que uma pessoa com cerca de 50 anos de vida laboral terá cerca de cinco profissões diferentes e trabalhará em, pelo menos 15 empresas. Pela perspectiva atual, um trabalhador não mais se aposentará na empresa de seu primeiro emprego, como ocorria há alguns anos. O novo tempo requer uma mudança radical na estratégia de organização sindical. Há um novo padrão no mundo de como são as relações trabalhistas”, afirmou.

Veja, no link abaixo, a íntegra da exposição.

Além da discussão desta sexta-feira, o ciclo de debates preparatórios para o 10° Conatee terá ainda outras três palestras, sempre das 18h30 às 21h: dia 15/06 — O Trabalho Remoto e os(as) Trabalhadores(as) de Educação, com Giovanni Alves; dia 24/06 — O Desmonte da Educação no Brasil, com Luiz Carlos de Freitas; e dia 08/07 — Conjuntura Política, com Walter Sorrentino, do PCdoB, e Tarso Genro, do PT.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo