Neste 8 de março, Contee homenageia as mulheres que fizeram e fazem a luta de gênero na Confederação

Uma pasta voltada especificamente para as questões de gênero sempre existiu na Contee, desde a primeira gestão da Confederação. Já foi Diretoria para Assuntos da Mulher, Secretaria para Assuntos da Mulher Trabalhadora, Secretaria de Gênero e Etnia — num momento em que era importante tratar o combate à discriminação como um todo — e, desde setembro de 2016, Secretaria de Defesa de Direitos de Gênero e LGBTT — integrando a luta contra o machismo à batalha contra a homofobia e transfobia, questões tão fundamentais na atualidade.

Atualmente, quem coordena a secretaria é Gisele Vargas, advogada, professora e presidenta do Sindicato dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar de Tubarão (Sinpaaet), que decidiu homenagear as mulheres que a antecederam nessa tarefa, mostrando que a luta é coletiva e continua sempre.

Confira quem são as mulheres que já atuaram da defesa dos direitos de gênero na Contee:

Lúcia Rincón foi diretora para Assuntos da Mulher na primeira gestão da Contee, de 1991 a 1994, e secretária para Assuntos da Mulher Trabalhadora por mais duas gestões, de 1994 a 2000. Goiana, foi militante do movimento de redemocratização da sociedade brasileira desde 1978, atuando na reorganização partidária, sindical e na organização do movimento feminista goiano e brasileiro. É graduada em Letras, mestre em História e Sociologia de Gênero. É uma das fundadoras da União Brasileira de Mulheres (UBM), em 1988, em cuja diretoria permanece atuante.

Luzia Aparecida de Oliveira foi titular da Secretaria para Assuntos da Mulher Trabalhadora da Contee entre 2000 e 2003. É graduada em Letras, especialista em A Palavra no Contexto Leitura e Produção de Textos e mestre em educação. Além de sua experiência no ensino em Língua Portuguesa, atua sobretudo com temas como educação, juventude e gênero.

Rita Fraga ocupou pela primeira vez a Secretaria das Questões de Gênero e Etnia da Contee entre 2006 e 2009. Depois, voltou a ser coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia entre 2012 e 2016. Paulista, é pedagoga e professora dos primeiros anos do ensino fundamental, além de diretora do Sinpro-SP. Na Confederação, foi a idealizadora do Blogosfêmea, lançado no dia 8 de março de 2013 como mais um instrumento de mobilização das trabalhadoras e trabalhadores da educação em prol da equidade entre homens e mulheres e pelo aumento da representatividade das mulheres em todas as instâncias — no trabalho, na política, nos movimentos sindicais e sociais.

Nara Teixeira de Souza secretária de Questões de Gênero e Etnia da Contee de 2009 a 2012. Foi também coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais de 2012 a 2016 e, atualmente, coordena a Secretaria de Relações de Trabalho. Professora de História, começou sua militância política ainda na adolescência, na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), e hoje é diretora do Sintrae-MT, vice-presidenta da Fitrae-MTMS e diretora da CTB.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo