Nota CTB – Uma vida dedicada à revolução, à pátria e ao socialismo

É em nome do conjunto da classe trabalhadora brasileira que a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) saúda o grande comandante Fidel Castro, ex-presidente de Cuba que neste sábado, 13 de agosto, completa e comemora 90 anos. Trata-se de um ícone das forças revolucionárias e progressistas em Nossa América e em todo o mundo. Um homem cuja vida é uma epopeia de luta contra a opressão imperialista e as injustiças sociais, em defesa da soberania das nações, da igualdade e do socialismo.

Líder maior da revolução cubana, ao lado de Che Guevara e Raul Castro e com o forte respaldo do povo, Fidel Castro enfrentou toda sorte de pressão, ameaças e agressões do sistema imperialista capitaneado pelos Estados Unidos. Washington não poupou esforços, armas e meios, para destruir a revolução e os revolucionários. Em 1961 ocorreu a famosa Invasão das Baías dos Porcos, um grande fiasco para a Cia, que também promoveu inúmeras tentativas de assassinato de Fidel Castro.

A ilha rebelde e socialista, que viveu um período crítico após a dissolução da União Soviética no final de 1991, sofre até hoje os efeitos de um criminoso embargo econômico imposto pelos Estados Unidos. Mas sobrevive, altaneira, enfrentando as adversidades, a crise e o desafio das reformas econômicas sem capitular ao imperialismo ou abrir mão dos sublimes ideais que orientaram a revolução de 1959 e continuam alimentando a ação e o pensamento revolucionário que tem em Fidel um grande líder.

Embora relativamente o pais enfrente dificuldades, submetida a sanções do vizinho gigante e imperialista, e vivendo de escassos recursos, Cuba garante a todos os seus cidadãos, indistintamente, educação e saúde pública, gratuita e de qualidade reconhecida internacionalmente. Não há registro de crianças dormindo nas ruas de Havana ou em outras cidades do país. O país sofre o peso do cerco imperialista, mas não abriga uma multidão de miseráveis como muitos outros da região e em geral do caótico e desigual mundo capitalista.

As conquistas da revolução são obra coletiva do povo cubano e diante da desintegração da URSS e derrota histórica do socialismo no leste europeu não sobreviveriam sem o amplo apoio das massas, manifesto recorrentemente frente às ameaças do imperialismo e reiterado ano a ano nas gigantescas marchas do Primeiro de Maio em Havana. Não restam dúvidas, porém, quanto ao papel central e fundamental de Fidel Castro na condução do processo revolucionário, resistência à ofensiva do império e preservação de uma notável e corajosa integridade de princípios morais, éticos, políticos e de solidariedade internacional expressos nas tantas brigadas humanitárias de médicos e educadores mundo afora, assinalando através da obra revolucionaria cubana a perspectiva para um mundo socialista.

Viva Fidel Castro. Vida Longa!

Viva Cuba socialista!

Abaixo o imperialismo!

São Paulo, 12 de agosto de 2016

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo