Nota de apoio aos trabalhadores da EBC

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee, entidade filiada ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e que faz parte sua coordenação executiva, manifesta sua solidariedade aos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em greve a partir de hoje (14) em protesto à oferta apresentada pela direção da empresa de congelamento dos salários, de retirada de direitos e de corte de benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018.

Nosso apoio à luta legítima desses trabalhadores se dá também na defesa da comunicação pública, que vem sendo vilipendiada pelo governo golpista de Michel Temer, com o desmonte da própria EBC, desestruturada pela Lei 13.417/17, que acabou com o controle social ao consolidar ataques como a extinção do Conselho Curador da empresa e do mandato fixo para presidente da empresa, que conferiam autonomia em relação ao governo. Isso sem falar nos relatos sobre censura e interferência em conteúdos, com matérias diariamente modificadas e programas feitos sob encomenda dentro da Agência Brasil, da TV Brasil, do Portal EBC, da Rádio Nacional, da Rádio MEC, sempre com a finalidade de torná-los o mais favorável possível ao governo ilegítimo.

A EBC é um pilar da comunicação pública no Brasil. Defendê-la e apoiar a luta de seus trabalhadores é fundamental, sobretudo na conjuntura de tantos ataques que temos vivido.

Brasília, 14 de novembro de 2017.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo