Nota de pesar pelos mortos e feridos em Suzano

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee manifesta seu profundo pesar pelos mortos e feridos nesta quarta-feira (13) na Escola Estadual Raul Brasil, no município de Suzano, no estado de São Paulo, e expressa sua solidariedade aos familiares, amigos, trabalhadores e à comunidade escolar diante de tamanha brutalidade. Com consternação, a Contee ressalta ainda a necessidade de repúdio a qualquer ato de violência, especialmente quando ocorrido no ambiente escolar.

Segundo as notícias, dois adolescentes mataram setes estudantes e uma funcionária da escola a tiros. Pelos menos outras 16 pessoas ficaram feridas. A Polícia Militar ainda encontrou no local um revólver de calibre 38, uma besta, objetos que parecem ser coquetéis molotov e uma mala com fios. Os atiradores cometeram suicídio em seguida. Os motivos do crime ainda estão sendo investigados.

Entre outras questões, o massacre — acontecido um dia depois de serem apreendidos nada menos do que 117 fuzis M-16 na casa de um amigo do suspeito de atirar em Marielle Franco e Anderson Gomes um ano atrás —remete inevitavelmente à luta pelo desarmamento, bem como ao combate ao tráfico de armas no país. Essa discussão se faz imprescindível, sobretudo frente ao um governo eleito por defender a legalização da posse e facilitação do porte de armas de fogo, medidas que, longe de solucionar problemas de segurança pública, tendem a agravar a violência e colocar em risco inúmeras vidas.

É preciso ainda que a sociedade e o poder público estejam atentos ao fato de que as questões sociais se refletem indubitavelmente na escola, ambiente que deve ser despido de violência, por ser espaço de conhecimento e do estabelecimento de relações sociais positivas entre estudantes e trabalhadores da educação.

Brasília, 13 de março de 2019.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo