Nota de repúdio da Contee à violência de gênero sofrida pela senadora Vanessa Grazziotin

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee vem manifestar sua indignação e repúdio à violência de gênero sofrida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), insultada ontem (2) durante a sessão do Congresso Nacional que debatia a nova meta de superávit primário.

É lamentável que, além de mostrar a despolitização e o machismo da claque reacionária presente nas galerias do Plenário, apoiada e incitada por parlamentares da direita, a agressão a Vanessa – a quem foram dirigidos gritos de “vagabunda” – tenha acontecido justamente durante a campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

É triste também constatar que, como não se bastasse o fato de as mulheres serem minoria no Parlamento – o que evidencia o patriarcalismo ainda arraigado em nossa sociedade e a importância da luta pelo empoderamento feminino –, uma representante eleita legitimamente ainda tem de enfrentar o obstáculo de ver suas posições políticas desqualificadas com palavras de baixo calão, que demonstram uma extrema violência de gênero por parte dos agressores.

A Contee se junta às demais entidades que se manifestaram exigindo a identificação e a punição dos agressores. Além disso, a Confederação, como representantes dos trabalhadores e trabalhadoras em estabelecimentos de ensino, reafirma mais uma vez o papel da educação no combate ao machismo e a todos os tipos de discriminação.

Brasília, 03 de dezembro de 2014.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Foto da home: Waldemir Barreto/Agência Senado