Nota de solidariedade à deputada Alice Portugal

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee, representada pela diretora Nara Teixeira de Souza, coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais, e pelo diretor Alan Francisco de Carvalho, coordenador da Secretaria de Políticas Sociais, esteve presente no último dia 20 de maio, na sessão solene em homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes. Por isso, a Contee presenciou a interrupção abrupta e truculenta da solenidade, num ato de extremo desrespeito praticado pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), medida que a Confederação repudia com veemência por seu viés, inclusive, antidemocrático.

Mais do que isso: em relação ao episódio, a Contee manifesta toda a sua indignação com a atitude do secretário-geral da Câmara, Mozart Vianna. Como se não bastasse a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) ter sua palavra cassada com o corte do som dos microfones, o referido secretário-geral ainda se dirigiu a ela com o dedo em riste, numa atitude machista, violenta e profundamente desrespeitosa. Tal comportamento demonstra ainda uma posição ideologicamente reacionária, já que se tratava de um ato solene em memória de um movimento batizado em nome do líder Luís Carlos Prestes, que mais tarde se tornaria uma das principais lideranças comunistas do país.

A Confederação expressa irrestrita solidariedade à deputada Alice Portugal frente à agressão sofrida. Ao mesmo tempo, a entidade reitera sua luta no combate ao machismo e à violência e em defesa do respeito à mulher e da igualdade de gênero, bem como do ideal de uma sociedade progressista e igualitária como aquela reivindicada pelos integrantes da Coluna Prestes.

Brasília, 22 de maio de 2014.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo