O debate sobre inflação e juros não pode se restringir a uma sala do Banco Central

Com a elevação da taxa de juro a 13,75% a.a., mais o indicativo de aumento, em reuniões futuras, segundo a nota do Copom, Roberto Campos Neto conseguiu levar o Banco Central a uma situação de isolamento que afeta a credibilidade da instituição. Conse… Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/frente-ampla/o-debate-sobre-inflacao-e-juros-nao-pode-se-restringir-a-uma-sala-do-banco-central/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos.

Se a alta taxa de juros não encontra respaldo técnico entre renomados economistas, agentes do setor produtivo e financeiro, resta a suspeita de tratar-se de ação política deliberada da autoridade monetária. A taxa de juro adotada pelo Banco Central i… Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/frente-ampla/o-debate-sobre-inflacao-e-juros-nao-pode-se-restringir-a-uma-sala-do-banco-central/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos.

O debate sobre metas de inflação e taxa de juros não pode se restringir às quatro paredes de uma sala do Banco Central. Precisa ser resgatado e levado aos fóruns da sociedade, para o domínio público. Tendo em vista a relevância das decisões da instit… Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/frente-ampla/o-debate-sobre-inflacao-e-juros-nao-pode-se-restringir-a-uma-sala-do-banco-central/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos.

A autonomia do Banco Central não foi concedida para abrigar a banca ou para ser usada politicamente. A Lei 179/2021, no seu Parágrafo único, é clara: “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental, o Banco Central do Brasil também tem por objetivos zelar … Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/frente-ampla/o-debate-sobre-inflacao-e-juros-nao-pode-se-restringir-a-uma-sala-do-banco-central/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos.

José Guimarães deputado federal, PT-CE, e líder do governo na Câmara. Artigo publicado originalmente na Carta Capital

PT na Câmara

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo