“O vigor de uma juventude irreverente e politizada”, exalta UNE

Depois de quase três semanas de protestos que foram se intensificando, governos de norte a sul do país revogaram os aumentos praticados nas tarifas de transporte público coletivo. A União Nacional dos Estudantes (UNE), que integra a mobilização, divulgou nota exaltando o “vigor” da juventude e convocando para novos atos. “Os estudantes também levarão uma das principais bandeiras desta geração: a destinação de 10% do PIB para a educação pública”.

UNE: Redução é Vitória e luta continua por qualidade e 10% do PIB para educação

O anúncio feito nesta quarta-feira, 19 de junho, da redução das tarifas do transporte público nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro são vitórias que nasceram nas ruas com mobilizações populares em diversos pontos do país. Os gigantescos protestos mostraram o vigor de uma juventude irreverente e politizada.

O momento agora é dar continuidade à luta para garantirmos mais avanços. A redução do preço tem que estar acompanhada com a melhora na qualidade e eficiência do transporte público. É preciso ainda transparência de gestão das empresas responsáveis pelo serviço. Os lucros dos empresários do transporte não podem estar acima dos interesses da população.

Nesta quinta-feira voltaremos a ocupar as ruas de todo o Brasil para comemorar a revogação dos aumentos das passagens e para dizer que é necessário também uma reforma política que garanta mais participação popular e que combata a verdadeira engrenagem da corrupção no país.

Para as ruas, os estudantes também levarão uma das principais bandeiras desta geração. A destinação de 10% do PIB para a educação pública é uma próxima vitória que se aproxima e para isso basta continuarmos as mobilizações, chamando a sociedade em torno da defesa de mais investimentos no setor.

19 de junho de 2013
União Nacional dos Estudantes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo