ONU marca o Dia Internacional da Mulher com apelo à igualdade de gênero

Em mensagem em vídeo para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o secretário-geral da ONU, António Guterres, insistiu que o mundo “não pode sair da pandemia com o relógio girando para trás na igualdade de gênero”.

Guterres destacou a contribuição que as mulheres fizeram contra a pandemia da COVID-19, saudou as ideias, inovações e ativismo que estão mudando nosso mundo para melhor e deu as boas-vindas a mais mulheres líderes em todas as esferas da vida.

O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano é “igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, ressaltando o fato de que as mulheres carregam um fardo desproporcional dos impactos da crise climática e que precisam ser centrais para as soluções para um planeta sustentável; assista ao vídeo do secretário-geral.

Em mensagem em vídeo para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o secretário-geral da ONU, António Guterres, insistiu que o mundo “não pode sair da pandemia com o relógio girando para trás na igualdade de gênero”.

Guterres destacou a contribuição que as mulheres fizeram contra a pandemia da COVID-19, saudou as ideias, inovações e ativismo que estão mudando nosso mundo para melhor e deu as boas-vindas a mais mulheres líderes em todas as esferas da vida.

No entanto, mulheres e meninas frequentemente sofrem o peso das consequências da propagação do vírus em todo o mundo, que incluem meninas e mulheres sendo excluídas de escolas e locais de trabalho, levando ao aumento da pobreza e do aumento da violência, e mulheres que fazem a grande maioria do trabalho de cuidado não remunerado, mas essencial.

Para remediar a situação, Guterres pediu educação de qualidade garantida para todas as meninas, investimentos maciços em treinamento de mulheres e trabalho decente, ações efetivas para acabar com a violência de gênero e assistência médica universal.

Outra medida recomendada pelo chefe da ONU são as cotas de gênero, que podem fazer com que o mundo se beneficie de mais líderes mulheres.

O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano é “igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, ressaltando o fato de que as mulheres carregam um fardo desproporcional dos impactos da crise climática e que precisam ser centrais para as soluções para um planeta sustentável.

A Coalizão de Ação pela Ação Feminista pela Justiça Climática (em inglês, “The Action Coalition for Feminist Action for Climate Justice”) está ajudando a garantir que isso aconteça. A iniciativa, que reúne governos, empresas do setor privado, o Sistema das Nações Unidas e a sociedade civil, faz parte de um esforço para promover ações e investimentos globais, com foco no financiamento de soluções climáticas justas de gênero.

Isso inclui aumentar a liderança das mulheres na economia verde, aumentar a resiliência de mulheres e meninas aos impactos e desastres climáticos e aumentar o uso de dados sobre igualdade de gênero e clima.

Celebração da ONU do Dia Internacional da Mulher 2022

A celebração das Nações Unidas para o Dia Internacional da Mulher será realizada virtualmente em 8 de março, das 10h às 11h30 (horário de Nova York, correspondente a 12h às 13h30, horário de Nova Iorque).

O ano de 2022 é fundamental para alcançar a igualdade de gênero no contexto das mudanças climáticas e a redução do risco ambiental e de desastres, que são alguns dos maiores desafios globais do século XXI.

Sem a igualdade de gênero hoje, um futuro sustentável e um futuro igualitário permanecem fora de nosso alcance.

A celebração do Dia Internacional da Mulher deste ano é um reconhecimento e celebração das mulheres e meninas que estão liderando a tarefa de adaptação e resposta às mudanças climáticas, e para honrar sua liderança e contribuição para um futuro sustentável.

Lideranças da ONU falarão no evento, incluindo o secretário-geral António Guterres, a vice-secretária-geral Amina Mohammed e Abudallah Shahid, presidente da Assembleia Geral. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

Nações Unidas Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo