Operação Águia de Haia desarticula quadrilha que desviou mais de R$ 57 mi do Fundeb

A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta segunda-feira (13), a Operação Águia de Haia na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. A operação cumprirá 96 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva.

O objetivo é desarticular uma organização criminosa que forjava licitações e contava com a participação de agentes públicos para desviar recursos federais do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Na Bahia, considerando apenas os 18 municípios em que já existem provas da atuação da organização, o desvio de verbas públicas chega a mais de R$ 57 mi.

A polícia informou ainda que os responsáveis pelas fraudes serão indiciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos. Participam da referida operação cerca de 450 policiais federais.

De acordo com informações da PF, a organização vem atuando desde, pelo menos, 2009, tendo iniciado suas atividades no estado de São Paulo, migrado para Minas Gerais e, em 2010, estabelecido sua base de atuação na Bahia.

Os responsáveis pelas fraudes serão indiciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos.

Do Portal R7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo