Operação Lesa Pátria da PF prende seis golpistas envolvidos na ação terrorista do 8 de janeiro

Ação da PF foi para cumprir 8 mandados de prisão em 5 Estados em ação contra golpistas que atacaram, vandalizaram e roubaram nas sedes dos Três Poderes, em Brasília

A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta terça-feira (14), nova fase da Operação Lesa Pátria contra os atos golpistas de 8 de janeiro, quando terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em desacordo com os resultados das urnas que deram vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva invadiram, depredaram e roubaram nas sedes dos Três Poderes da República, em Brasília.

Seis pessoas foram presas nesta 6ª fase da operação.

A ação desta terça-feira cumpriu 8 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, todos autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Os alvos estão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo.

“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, publicizou a PF em nota.

Em Sergipe, mandado de busca e apreensão foi cumprido contra o bolsonarista Luciano Oliveira dos Santos, de Itabaiana, conhecido como “Popó Bolsonaro”. Ele está preso em Brasília desde o dia dos atos.

De acordo com as investigações, ele possui diversos vídeos gravados nas sedes dos Três Poderes atacadas durante os atos criminosos, e teria ficado acampado no QG do Exército, em Brasília.

Outro preso nesta terça-feira foi o vereador José Ruy (Agir), na cidade de Inhumas, na região metropolitana de Goiânia. Ele foi filmado nos atos de 8 janeiro.

A Operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente e os suspeitos de participação e financiamento são investigados por 6 crimes:

· abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

· golpe de Estado;

· dano qualificado;

· associação criminosa;

· incitação ao crime; e

· destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Segundo a PF, os “fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

OPERAÇÃO LESA PÁTRIA

A operação, na qual a 6ª fase está sendo realizada pela PF nesta terça-feira, foi deflagrada no último dia 20, com o intuito de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos criminosos e terroristas de 8 de janeiro, em Brasília

A Operação Lesa Pátria é permanente e conta com atualizações periódicas. No último dia 27 de janeiro, foram expedidos 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão.

A PF disponibiliza o e-mail: denuncia8janeiro@.pf.gov.br para receber denúncias sobre os participantes dos atos criminosos.

Integrante da PF disse em entrevista à CNN que a Operação Lesa Pátria é a “primeira de muitas” contra golpistas e criminosos que participaram dos atos do dia 8 de janeiro.

O agente afirmou, ainda, que não querem que “essa gente durma tranquila”, fazendo das ações trabalho permanente.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo