Outubro Rosa: prevenir, conscientizar e educar para defender a vida

Outubro é o mês dos trabalhadores e, sobretudo, trabalhadoras em educação — tendo em vista tratar-se de uma categoria majoritariamente feminina. É também o mês de conscientização das mulheres e de toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. E justamente porque educação e conscientização estão atreladas é que a Contee abraça todos os anos essa causa e que, neste ano, escolheu falar disso exatamente um dia após a data que marca a homenagem a essa categoria.

Conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente cerca de 66 mil mulheres serão atingidas pelo câncer de mama no Brasil apenas neste ano. E, embora a preocupação com a saúde, por causa da pandemia da Covid-19, seja um dos temas que atravessa 2020, é também por causa dela que, segundo a Fundação do Câncer, houve uma redução de 84% nas mamografias feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante esse período, embora seja esse exame, junto ao autoexame e a conscientização da população, a melhor forma de prevenir e diagnosticar a doença.

A Contee e suas entidades filiadas têm defendido sistematicamente a vida. Isso se reflete no posicionamento da Confederação contra um retorno irresponsável às aulas presenciais antes de haver minimização dos riscos de contágio pelo coronavírus, mas implica também o dever da entidade de alertar a categoria que a saúde deve ser preservada e priorizada como um todo. Os cuidados necessários contra a Covid-19 são um aspecto, a atenção à saúde mental neste momento de sobrecarga e grande ansiedade é outro, a prevenção a doenças como o câncer de mama é mais um — e todos são de vital importância.

“A prevenção é sempre um fator determinante em todos os aspectos. Portanto, trabalhar esse tema na consciência de homens e mulheres é fundamental para que possamos ter uma melhor qualidade de vida”, destacou o coordenador da Secretaria de Saúde dos Trabalhadores em Educação da Contee, Celso Woyciechowski. “E o mês de outubro é um mês especial dedicado tanto aos professores e professoras, aos técnicos e administrativos do ensino, como também ao tema da saúde, em especial à saúde das mulheres e a essa temática do câncer de mama. Por isso é o Outubro Rosa — e depois teremos o Novembro Azul, que é para também o homem tomar consciência e se prevenir, especialmente contra o câncer de próstata”, acrescentou.

“Conscientizarmos cada vez mais a sociedade brasileira, homens e mulheres, é de extrema importância. E a Contee tem trabalhado essa temática da prevenção, da saúde, da qualidade de vida e da educação de uma forma consistente, permanente. O Outubro Rosa tem, então, esse aspecto extremamente relevante de prevenir e conscientizar. Essas não são só palavras, mas conteúdos que devem caminhar paralelamente no sentido de cada vez mais termos melhor qualidade de vida, com mais saúde, mais tranquilidade, mais dignidade, mais segurança, para que possamos viver bem. Por isso a temática do Outubro Rosa, da prevenção do câncer de mama, é um tema que deve ser dialogado permanentemente dentro da comunidade escolar.”

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo